---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Histórico

Publicado em 15/08/2013 às 14:29

Pórtico Municipal
Créditos: Arquivo Baixar Imagem

 

 

 

Histórico do Município

Localizado no Oeste Catarinense, o município de Saudades é predominantemente formado por descendentes de alemães e, em menor número, russos, italianos e outros.
Na década de 30, o processo de colonização na região expandiu-se e os primeiros colonizadores vindos do Rio Grande do Sul instalaram-se às margens do rio saudades, iniciando uma história de luta e persistência, sendo as principais ferramentas a vontade e o trabalho. Os moradores mais antigos dizem que o nome da cidade dá-se devido à saudade que sentiam os primeiros colonizadores de seus parentes e amigos.

Em 1950, Saudades foi considerado Distrito de Chapecó; em 1954 fez parte de São Carlos e no dia 30 de dezembro de 1961 foi emancipado.

Distante 65 Km de Chapecó e 630 Km da capital Florianópolis, com uma população de 9.016 habitantes (senso 2010), o município tem na agropecuária o cultivo e a comercialização do milho, soja, fumo e mandioca, além da criação de suínos, bovinos, aves e gado leiteiro.

A produção rudimentar com o ferro e a madeira transformou-se em tecnologia, e a indústria, em fase de crescimento, destaca-se em eletrificação, no setor moveleiro e em confecções.

O espírito desbravador e empreendedor dos pioneiros se faz presente neste povo hospitaleiro, que olha o passado com orgulho e o futuro com confiança no progresso econômico, social e cultural.