11 de Agosto – Aniversário de Santa Catarina

No dia 11 de agosto é celebrado o aniversário de Santa Catarina.

Povoada por bandeirantes em 1675, desmembrada da Capitania de São Paulo em 1738 e entregue aos portugueses na assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, tornando-se parte do território nacional como Capitania de Santa Catarina. Seu território, que abrange parte da extensão do antigo Governo do Rio da Prata e do Paraguai à época do grande Império Espanhol, era um dos estados mais antigos do Brasil, sendo seu primeiro governador o senhor José da Silva Pais.

Os primeiros povoados europeus surgiram no século XVII. O grande desenvolvimento ocorreu na região com a chegada dos imigrantes a convite do Imperador a partir do século XIX. O litoral foi colonizado pelos portugueses açorianos no século XVIII, na metade do século XIX, o Vale do Itajaí, porção da região sul e o norte catarinense foram povoados pelos alemães e, mais tarde, por italianos. Ainda no século XIX, filhos e netos de imigrantes italianos e alemães que se deslocaram do Rio Grande do Sul povoaram o oeste catarinense.

Santa Catarina transformou-se num dos mais prósperos estados brasileiros na segunda metade do século XX.

Os índices sociais do estado estão entre os mais altos do Brasil. Tem o mais elevado índice de expectativa de vida do país, a menor taxa de mortalidade infantil e também é a unidade federativa com a mais baixa desigualdade econômica e analfabetismo do Brasil.

Santa Catarina possui o sexto maior PIB do país, com uma economia variada e com fortes afinidades à industrialização. Importante polo de exportação e de consumo, é um dos estados que mais expandem na economia brasileira e que responde por 4% do produto interno bruto do país, está entre os estados mais ricos da Federação.

Com muito orgulho, neste dia relembramos a data Magna da criação do Estado de Santa Catarina.