25 de Agosto – Dia do Soldado

O Dia do Soldado é comemorado anualmente em 25 de agosto no Brasil. A data homenageia o dia do nascimento de Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no dia 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro tornou-se conhecido como “o pacificador” após sufocar muitas rebeliões contra o Império.

 

Esta data celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção da Nação.

 

Duque de Caxias

 

Duque de Caxias (1803-1880) nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e lutou em várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior.

 

Filho de uma família aristocrática de origem portuguesa, seu pai era militar, portanto, desde pequeno sua educação foi de cunho militar. Com apenas 5 anos de idade ele foi cadete, um tipo de oficial do exército ainda em formação.

 

Com 15 anos ingressou para a Academia Militar. Mais tarde, foi oficial do exército imperial e recebeu o título de Barão de Caxias, em 1841. Além disso, foi nomeado Conde, em 1845, e Marquês, em 1852.

 

Além de militar, Duque de Caxias foi político, sendo senador do Império pelo Rio Grande do Sul.

 

Durante o governo de Dom Pedro II, ele foi nomeado Comandante do Exército e eleito Ministro de Guerra três vezes.

 

Caxias participou da Guerra do Paraguai, Revolta da Balaiada e Revolta dos Farrapos. Por esse motivo, ficou conhecido como “o pacificador”.

 

Após a vitória do Brasil na Guerra do Paraguai, ele conquistou o título de Duque, em 1869.

 

Duque de Caxias faleceu em 7 de maio de 1880 no Rio de Janeiro.

 

O Velho Marechal dispensou qualquer espécie de ostentação em suas honras fúnebres, assim exprimindo seu último e humilde pedido: “só desejo que me mandem seis soldados, escolhidos dos mais antigos, e de melhor conduta, dos corpos da guarnição, pra pegar as argolas do meu caixão”.

 

Soldado Brasileiro! Quando os arautos do pessimismo ou os analistas de plantão tentarem fazer surgir na sua imaginação a falsa impressão de um futuro sombrio para a nossa Nação, evoque a imagem de Caxias, sempre cheio de fé e amor pátrios, pois ela despertará a mais viva esperança nos destinos de um Brasil mais justo e soberano.

 

Soldado Brasileiro! Se o destino o levar aos campos de batalha na defesa intransigente da Pátria, missão precípua para a qual é preparado e equipado, e o fragor da peleja entorpecer seu poder de combate, não olvide Itororó, quando Caxias, ereto no cavalo, a espada curva desembainhada, arrojou-se impávido sobre o inimigo, acompanhado pelos batalhões galvanizados pelo chamamento “Sigam-me os que forem brasileiros!”. A carga foi irresistível e o oponente completamente derrotado.

 

Soldado Brasileiro! Para ser digno de todas essas qualidades, tome como exemplo para a sua vida o legado do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Patrono do Exército Brasileiro.

 

Soldado Brasileiro! É tempo de reverenciar o Invicto Marechal.

 

Viva o Duque de Caxias! Parabéns, Soldado do Exército Brasileiro!

 

Brasil Acima de Tudo!

 

Soldado no Brasil

 

Para se tornar um soldado é necessário ter disciplina, coragem e muita dedicação. Uma das características mais importantes dessas figuras é a honra que carregam por defenderem a Pátria.

 

Em território brasileiro, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil. Embora não seja obrigatório para as mulheres, elas também podem seguir carreira militar.

 

Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi a primeira militar mulher que lutou bravamente na Guerra de Independência do país. Em 1996 ela foi reconhecida como “Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro”.

 

Soldados e sua importância

 

Os soldados, desde sua origem, ainda no início das primeiras civilizações minimamente organizadas, são extremamente importantes, sobretudo por serem responsáveis por conquistar territórios, assim como defendê-los, além de manter muitas vezes a ordem nas sociedades, contendo revoltas, motins, crimes e muitos mais.

Isto é, levando em conta o contexto sócio histórico, podemos dizer que os soldados são extremamente importantes para a qualquer civilização.

 

Categorias de soldados

 

Dentro do âmbito militar, os soldados podem ser delegados a diversos ramos militares, tendo distintas funções, como por exemplo:

 

  • Soldado de Infantaria;
  • Soldado de cavalaria;
  • Soldado de artilharia;
  • Soldado de engenharia;
  • Soldado de logística e serviços

 

Infantaria

 

Os soldados de infantaria são geralmente os mais numerosos, já que atuam em diversas frontes de batalha, sendo o pilar que sustenta quaisquer exércitos. Os soldados de infantaria podem ser divididos em divisões, brigadas, batalhões, companhias e pelotões.

 

Cavalaria

 

A cavalaria, como o nome sugere, é composta por soldados que utilizam os cavalos. Esses soldados, atualmente, são destinados a conter e controlar multidões em protestos, greves, jogos de futebol e muito mais.

 

Artilharia

 

Os soldados de artilharia são os responsáveis pelas armas mais pesadas, que produzem fogos potentes e profundos. Os soldados que estão relacionados às artilharias são conhecidos também como artilheiros.

 

Engenharia

 

Os soldados de engenharia não estão ligados diretamente à ação. Na verdade, essa classe de soldados dá apoio às atividades de combate, atuando no sistema MCP (Mobilidade, contra mobilidade e Proteção).

 

Logística e Serviços

 

Os soldados envolvidos na logística e serviços são importantes para oferecer todo o suporte e subsídio necessários para todas as atividades de uma organização.

Ou seja, os soldados estão envolvidos em uma visão organizacional, administrando recursos materiais, financeiros, pessoas e informações.

 

Militares no dia a dia

 

Os militares são imprescindíveis para qualquer nação. Ou seja, fazem parte do dia a dia de todas as sociedades, independentemente do país.

Atualmente, os militares mais comuns no Brasil estão na: polícia civil, militar, federal e corpo de bombeiros.

 

Polícia Civil

 

Os policiais civis são membros de instituições judiciárias, que atuam na segurança pública das unidades federativas no Brasil, como cidades, por exemplo.

 

Polícia Militar

 

Os policiais militares fazem parte de corporações que exercem o poder e função de atuar no âmbito interno das forças armadas, de modo a garantir segurança, ordem e lei.

 

Polícia Federal

 

Os policiais federais são parte polícia brasileira subordinada ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública, exercendo funções da polícia judiciária da União.

Isto é, a Polícia Federal é um órgão permanente, organizado e mantido pela União, que atua também na segurança pública, assim como a preservação da ordem pública.

 

Corpo de Bombeiro

 

Os bombeiros são membros de uma entidade de Proteção Civil, treinados para atuar em diversas ocasiões, como em casos de incêndios, resgate de pessoas em quaisquer acidentes (Acidentes de trânsitos, desmoronamentos, desastres naturais e salvamentos).

 

Dia do Soldado: valorize

 

Agora que você conhece mais sobre o dia do soldado, a origem e a importância dessa data comemorativa, valorize mais o papel dos soldados e militares no dia a dia.

 

Leia mais em: https://www.militarbrasil.com.br/blog/dia-do-soldado/