Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de Combate à AIDS

A campanha Dezembro Vermelho é uma mobilização nacional contra o vírus HIV/Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Objetiva, conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode ocorrer, também, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas. De maneira menos comum, também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

A prevenção abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, vacinas para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Em Santa Catarina os casos de HIV/Aids ainda há uma preocupação com relação a novas infecções. No ano de 2020 foram notificados 2.972 novos casos, em 2021 foram 3.095 e, em 2022, até o mês de novembro, foram 2.055.

Os homens são os mais infectados, em 2022 foram 1.385 homens para 670 mulheres e a faixa etária mais acometida é a de adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. Atualmente, um total de 45.029 pacientes realizam tratamento no estado.

Outra IST muito relevante e que está cada dia aumentando mais os casos em toda nossa região é a Sífilis. Santa Catarina está entre os estados com maiores índices da doença, desde 2012 até 2021 com 66.519 casos novos, 15.289 sífilis em gestante e 4.672 sífilis congênita (em menor de 1 ano de idade).

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde realizou campanha nesse dia, ofertando testes rápidos para diagnósticos das doenças citadas acima, distribuição de preservativos masculinos e femininos e entrega de material educativo e informativo sobre o assunto, nas escolas, órgãos públicos e empresas.

Se cuidar é um ato de amor a si mesmo.