Município de Saudades investe em áreas prioritárias para o desenvolvimento
Fomento ao empreendedorismo, compras públicas, desburocratização, turismo, gestão rural, educação empreendedora, saneamento básico, diagnóstico socioambiental e Serviço de Inspeção Municipal (SIM) são as áreas prioritárias de atuação do ciclo 2023/2024 do Programa Cidade Empreendedora no município de Saudades. A iniciativa do Sebrae/SC, realizada com apoio da Administração Municipal, busca a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento, possíveis por soluções estruturais que permitem uma base sólida e que resulta numa gestão empreendedora.
Conforme o assessor geral de planejamento e gestão administrativa, responsável pela Secretaria Municipal de Administração, Márcio Hart, a renovação da parceria com o Sebrae/SC tem como propósito avançar nas ações de incentivo ao desenvolvimento local por meio do empreendedorismo. “Entendemos que o município não teria essa pujança atual sem a contribuição do empresário da área urbana e rural. Então, nada mais justo e necessário do que continuarmos com esse processo de evolução”, analisa.
“Assim como no primeiro biênico de realização do Programa Cidade Empreendedora onde a ênfase foi a retomada de áreas que julgamos necessárias, agora com a renovação da parceria trabalharemos eixos essenciais que corroboram com o trabalho já realizado e contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados pela Administração Pública. Queremos continuar avançando na criação de um ambiente favorável aos negócios, que gere oportunidades e melhore a renda e qualidade de vida dos munícipes”, argumenta Hart.
Entre os pontos estratégicos que serão trabalhados nos próximos dois anos estão o suporte ao setor empresarial pela prestação gratuita do Espaço do Empreendedor, com auxílio para abertura de novos negócios, consultorias gratuitas na área de gestão e incentivo para que fornecedores locais participem das licitações públicas; implementação do SIM com a contratação de médico veterinário, estruturação dos agricultores, promoção da feira de produtos artesanais e acesso a novos mercados; e estímulo ao turismo rural, elaboração de novas rotas turísticas e padronização na identificação dos pontos turísticos.
Resultados
Para o prefeito Maciel Schneider o Programa Cidade Empreendedora foi fundamental para a percepção dos munícipes em relação da importância de empreender, do retorno do município no Mapa do Turismo Brasileiro, na elaboração do projeto do Hípica Park que ingressa na fase de captação de recursos para construção e na simplificação dos processos administrativos internos. “Reduzimos a carga tributária para os empreendedores, o que tem gerado impactos significativos, tanto que conseguimos um aumento de cerca de 40% na abertura de novas empresas, em relação ao ciclo anterior do programa, sem considerar os microempreendedores individuais (MEIs)”, analisa o gestor municipal.
Schneider também enaltece, entre os resultados obtidos, a redução de um dia para pouco mais de três horas para formalização de uma nova empresa e o incremento do movimento econômico, que praticamente dobrou nos últimos dois anos. “A contribuição do Cidade Empreendedora tem sido essencial para o desenvolvimento local. Por isso, os próximos passos são voltados a inovar e aprimorar cada vez mais a participação dos empreendedores para gerar novos negócios e mais oportunidades, consequentemente, incentivar o desenvolvimento”, adianta.