Orientações de primeiros socorros é repassado ao Grupo de Gestantes em Saudades/SC
Para orientar em situações de risco com bebês e crianças, a Secretaria Municipal de Saúde de Saudades, em parceria com o Corpo de Bombeiros do município realizou um treinamento com o Grupo de Gestantes. O focado foi na prevenção de acidentes, aumento da percepção de risco e dicas para evitar situações de risco. O treinamento foi ministrado pelo cabo Koch e pelo cabo Ludwig, dividido em aulas teóricas e práticas.
Com a atividade, espera-se que casos de engasgos de bebês e crianças, possam ser minimizados pelo atendimento de emergência prestado pela família. Nestes casos, aumentando as chances de desobstrução das vias aéreas e retorno da normalidade na respiração, sem sequelas.
Conforme os Cabos, foi um momento de aprendizado, sanado dúvidas com troca de informações. “Entre as diversas situações que podem surgir durante essa fase da vida, lidar com um bebê engasgado pode ser das mais desafiadoras e temidas pelos pais. Isso, porque o engasgo pode levar à obstrução da passagem de ar para os pulmões, representando grande risco à vida da criança”, enfatizaram.
Engasgo em bebês e crianças
O engasgo, é uma asfixia mecânica se não for revertida rapidamente pode levar a uma parada respiratória e, consequentemente, à morte.
Os recém-nascidos podem se engasgar com leite materno ou quando têm refluxo. Crianças maiores podem colocar pequenos objetos à boca ou se sufocar com algum alimento. “É importante acionar com rapidez o serviço de emergência pelo 192 ou 193. Os bombeiros da central são capacitados a dar orientações de como proceder enquanto o socorro não chega”, afirmam Koch e Ludwig.
Importante, não esqueça, tão importante quanto realizar as manobras corretamente, é acionar o serviço de urgência, seja o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).