15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.
O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo.
A violência contra a pessoa idosa deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos e de acordo com o Art. 3º, da Lei 10.741, de 1 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”. Ainda, o Art. 4º da referida Lei estabelece expressamente punições a pessoas que cometem atos de violência, dispondo que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”.
Quais são os tipos de violência:
Violência Física; Violência Psicológica; Negligência; Abandono; Violência Institucional; Abuso financeiro; Violência patrimonial; Violência sexual; Discriminação;
O CRAS de Saudades-SC orienta: Se você souber de algum idoso que estiver sendo vítima de algum tipo de violência denuncie.
As denúncias podem ser feitas, através do Disque 100, no aplicativo Direitos Humanos; nas Delegacias de Polícia, no Ministério Público mais próximo a sua residência ou na Secretaria Municipal de Assistência Social e de Saúde.
Cuidar bem do nosso idoso é cuidar bem do nosso próprio futuro!