Avaliação antropométrica na infância e adolescência nas escolas através do PSE
Desde o nascimento os bebês passam por acompanhamentos de peso e crescimento, esses dados são importantes para avaliar se o crescimento e ganho de peso estão acontecendo dentro do esperado para a idade. Dentro do Programa Saúde na Escola (PSE) uma das atividades é o acompanhamento de peso e altura, chamado de avaliação antropométrica, de todos os escolares do município de Saudades/SC. Neste ano, assim como nos anos anteriores, os profissionais de saúde realizaram a coleta dos dados de peso e altura e esses dados serão todos avaliados pela nutricionista conforme as curvas de crescimento e desenvolvimento da OMS.
Existe um certo padrão de ganho de peso e crescimento que os bebês, crianças e adolescentes devem seguir, nessa curva conforme a idade e o sexo de cada um, além de fatores genéticos o crescimento e ganho de peso está muito relacionado a alimentação que esse aluno recebe. No caso de baixo peso devemos avaliar também se há alguma questão social relacionada como renda insuficiente para adquirir alimentos, mas assim como o baixo peso também é prejudicial para o desenvolvimento e rendimento escolar, a obesidade também é.
A obesidade é uma doença crônica não transmissível caracterizada pelo excesso de gordura corporal, no caso de crianças e adolescentes está associada ao aumento de riscos para doenças como hipertensão e diabete na idade adulta e ao início precoce da puberdade em meninas e meninos. O diagnóstico é feito através do cálculo do IMC (peso/altura ao quadrado) para a idade. Para prevenir e tratar a obesidade é importante uma parceria entre saúde, escola e família. Os alunos com esse diagnóstico receberão encaminhamentos individuais ou em grupos conforme demanda, assim como realizaremos atividades com o corpo docente e as famílias dos escolares. O aumento da prevalência de obesidade nas crianças, adolescentes e adultos se tornou uma questão de saúde pública e está associada a diversos fatores como renda familiar, tempo de exposição de telas, nível de atividade física, consumo excessivo de alimentos industrializados, ansiedade, etc.
Outra ação desenvolvida, relacionada a este tema, é a elaboração de um material em formato de fôlder e vídeo explicando a diferença da fome fisiológica (relacionado ao processo de sensação física de fome e necessidade de nutrientes para suprir a saúde corporal) e psicológica (relacionado ao fator emocional, comer ansioso e preferências alimentares). Incluindo a importância da atividade física e da saúde mental para ter uma vida saudável. A prevenção sempre será o melhor caminho para a ausência da doença.