DEFESA CIVIL DE SAUDADES-SC REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O NOVO PLANO DE CONTINGÊNCIA
Na noite de terça-feira (06), fora apresentado e aprovado no Centro Administrativo Municipal de Saudades-SC o novo Plancon do município.
O Plano de Contingência foi apresentado pela coordenadora da Defesa Civil de Saudades-SC Carla Drumm, acompanhada do Coordenador Regional Derli Borkovski, do Agente da Defesa Civil Ivan Kercher e do Tecnólogo em gestão ambiental e mestrando em História Adriano Michelotti Rodrigues que apresentou um histórico das enchentes em Saudades-SC (TCC). O Plancon contendo 84 páginas engloba quatro possíveis desastres com possibilidade real de ocorreram no Vale da Hospitalidade, sendo: vendaval, enchente, granizo e deslizamentos.
O mesmo estará disponível no site do município, na aba Defesa Civil, para que a população que não pode comparecer na audiência pública, possa encaminhar suas sugestões através do portal ‘Fala Cidadão’ disponível no banner principal do site.
O Plano Municipal de Contingência é um documento que reúne informações sobre a população, além de serem mapeados os serviços de urgência, emergência e demais serviços essenciais, identificando toda a população que reside em áreas de risco, com dados sobre a mesma, como contato telefônico, com o fim de montar uma rede de informações, como monitoramento dos níveis dos rios, volume e previsões de chuva, etc,.
Com o Plancon devidamente habilitado, poderá ocorrer o envio de informes como: sinais de alerta, definição de rotas de fuga, locais seguros e abrigos, pessoas responsáveis por cada uma das situações, tudo inserido num cadastro organizado e que, em situações de emergência e calamidade pública, possibilitem que a reação seja rápida, a fim de salvaguardar vidas, preservar patrimônios e, por fim, restabelecer os serviços essências.
O Coordenador Regional Derli Borkovski, destacou sobre a importância e necessidade do município ter um plano bem organizado e de fato, implementado.
A Administração Municipal, desde 2021 vem investindo na estruturação de uma Defesa Civil municipal equipada e atuante de fato.
Inicialmente ocorreu a nomeação da Coordenadora da Defesa Civil, e o remanejamento dos servidores concursados como Agentes de Defesa Civil, que estavam cedidos e exerciam outras atribuições, posteriormente efetuou-se a nomeação da Comissão Municipal da Defesa Civil – COMDEC, bem como, da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC.
Posteriormente foi viabilizada uma sala de atendimento presencial totalmente equipada, no centro do município, anexa ao terminal rodoviário e também um veículo permanente para os atendimentos e ações diárias.
Também está em processo a revisão toda legislação correspondente a Defesa Civil municipal, visando a incorporação, atualização, simplificação e complementação em um novo projeto de Lei, que será encaminhado para apreciação e deliberação do Legislativo municipal.
Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!