GOVERNO MUNICIPAL IMPLEMENTA O PROGRAMA ‘SAUDADES SEM PAPEL’

Administração Municipal de Saudades-SC torna digitais os processos, documentos e serviços públicos do município.

Na era da tecnologia, investir em mais agilidade, eficiência e segurança nos processos é fundamental para garantir resultados cada vez melhores. Preocupada com isso, a Gestão Municipal, por intermédio da Secretaria de Administração e Fazenda de Saudades-SC, tem diminuído cada vez mais o uso de papel e levado a tramitação de documentos e processos públicos para o mundo digital.

Nesta segunda-feira (10), o município lança oficialmente (Decreto nº 67/2022) o programa ‘Saudades Sem Papel’, em parceria com a GOVBR – Soluções para Gestão Pública, empresa responsável pela implantação do 1Doc, novo sistema de tramitação processual.

O Vale da Hospitalidade ao tornar digitais todos os processos, documentos e serviços tem por objetivo promover uma gestão inovadora, inteligente e que preza pela celeridade, transparência e resolução das demandas da população.

O programa Saudades Sem Papel já começou a operar internamente ainda no segundo semestre de 2022 em alguns departamentos.

Nos últimos dias ocorreu a capacitação dos servidores municipais que atuam diretamente com a abertura e tramitação de processos públicos.

“O principal ponto se dará no atendimento à população. Com processos digitais, o acesso do cidadão aos serviços do poder público municipal poderá ser realizado a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Nosso objetivo é garantir a segurança dos documentos e dar celeridade na resolução das pendências, principalmente daquelas que interferem diretamente a vida do cidadão. Além disso, a iniciativa visa trazer uma economia de tempo e recursos financeiros, beneficiando a prefeitura e a sociedade. O Executivo espera uma economia superior a R$100 mil ao ano, eliminando o uso do papel na tramitação dos processos públicos, além de mitigar os impactos ao meio ambiente de forma considerável”, informou Márcio O. Hart secretário Municipal de Administração e Fazenda.

Automatizar processos traz benefícios para todas as partes, poupa tempo, aumenta a produtividade e economiza recursos humanos, naturais e financeiros. Além disso, a adoção de processos digitais possibilita rastreabilidade de ponta a ponta, sem extravios, os envolvidos dos processos têm acesso a todas as informações, leituras, despachos e recebem notificações automáticas de cada atualização.

O Processo Digital visa atender e unificar qualquer nome ou tipo de processo dentro da plataforma: intimação, ouvidoria, protocolo, licenciamento ambiental, alvará digital, viabilidade de construção ou qualquer outro.

O prefeito Maciel Schneider destaca a importância da ferramenta para o desenvolvimento da gestão administrativa, sendo uma ferramenta fundamental para a eficiência de todos os setores da prefeitura.

“Integraremos os processos administrativos sem a utilização de papel, evitando gastos do dinheiro público e garantindo mais transparência ao cidadão. Uma administração municipal deve estar sempre comprometida com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, inclusive por meio do aperfeiçoamento das suas ferramentas de gestão. A implantação do sistema de automação dos processos no meio digital tem o propósito de modernizar os processos internos, eliminando o uso de papel para uma gestão eficaz, com resultados práticos na vida dos saudadenses, vai gerar economia e agilidade ao município”.

Por meio da nova plataforma, o documento digitalizado será encaminhado, diretamente, ao setor responsável. Através dessa mudança de cultura pretende-se acelerar a tramitação, dar transparência, facilitar a abertura e evitar a perda dos processos.

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!