Município de Saudades/SC decreta Situação de Emergência devido a enxurradas

Por meio do Decreto nº 70, de 18 de outubro de 2022, o Chefe do Executivo Municipal, após reunião com a Comissão Municipal da Defesa Civil – COMDEC, declarou situação de emergência devido aos eventos ocorridos no Município de Saudades-SC, em 11 de outubro (terça –feira) as 08h00min da manhã, dia 13 de outubro (quinta –feira) as 20h00min e no dia 19 de outubro (quarta –feira) as 21h30min.

Fortes chuvas acompanhadas por rajadas intensas de vento atingiram o município de Saudades-SC, diversas ruas ficaram intransitáveis devido a pontos de alagamentos que se formaram e danos devido a intensidade da enxurrada. Pontes e pontilhões foram danificados pela força da água dos rios Taipas, Saudades e Chapecó ficando submersas e danificadas, impossibilitando a utilização para os fins que se destinam. Aproximadamente 50 hectares de terra ficaram submersos pela água em virtude do represamento do Rio Chapecó, com prejuízos aproximados de 10 mil sacas de milho.

Algumas residências foram parcialmente danificadas, devido à queda de muro, deslizamento de terra na rua São Francisco com bueiros obstruídos. Queda de rochas no pórtico de entrada pelo acúmulo de água.  Rachaduras na estrada geral da Linha Tigres comprometendo a pista e consequentemente a trafegabilidade.

O Governo Municipal de Saudades – SC realizou resposta imediata após o desastre, auxiliando às famílias afetadas com as equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar. Homens e máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalharam de forma intensa para realizar a desobstrução e limpeza das vias e transporte de água potável, pois a bomba de água que abastece 45 famílias na Linha Jacutinga foi arrastada pela correnteza da água. Após levantamento inicial foram fornecidos itens de auxílio humanitário as famílias com alta vulnerabilidade social pela Secretaria Municipal de Assistência Social.