Projetos culturais são apresentados em Saudades

Na manhã da terça-feira (02), aconteceu no município de Saudades, a apresentação de dois projetos culturais, desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Educação e setor de cultura do município e com o Museu Histórico de Pinhalzinho.

Um dos projetos apresentou um pouco do histórico das festas tradicionais e do folclore da região, chamado Foguedos. O outro, intitulado Arquitetura da Memória, um projeto fotográfico que retratou casa antigas nos municípios da região.

Segundo a professora Fernanda Ben, coordenadora do Museu de Pinhalzinho, a intenção é trazer, através das fotos, detalhes das construções antigas. “A gente olha para uma arquitetura antiga, para uma casa antiga e a gente lembra como eram as coisas antigamente, como estas casas eram construídas. Então, este projeto teve esta finalidade, resgatar a memória das pessoas que viviam nelas”, destacou.

O prefeito Daniel Kothe, em sua explanação, parabenizou a todos os envolvidos e os que colaboraram para o projeto. “É muito bom fazer este resgate, para termos um pouco de noção do que era a vida dos nossos pais e avós. Isso serve também para que os nossos jovens reflitam e criem consciência das transformações que foram feitas, para melhorar a vida das pessoas, principalmente nos últimos anos”, frisou.

Já a Secretária da Educação, Zeli Stein, este projeto tem uma função especial no resgate da história e para a valorização cultural. “Um povo sem cultura é um povo sem memória”, resumiu.

Além da apresentação dos dois projetos para os professores, na oportunidade, foram realizadas homenagens a Noeli Weber e Erica Biesdorf, que foram entrevistadas a partir do projeto dos Foguedos e também foram agraciados com uma lembrança, os moradores Ivo Schuh, Vilmo Höhn, Hospital Saudades, Maria Elga Schwendler, Ivo Mai e Nilva Hermes, que contribuíram para as fotos do projeto Arquitetura da Memória.