Saudades atinge 6.2 no Ideb

Foi divulgado na sexta-feira (05), pelo Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base em questionários para alunos de todo o país. O estudo é realizado a cada dois anos.

Em Saudades, a avaliação foi realizada na EEB Rodrigues Alves – em nível estadual, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) – em nível municipal. No educandário saudadense, foram avaliados os alunos do ensino fundamental, séries iniciais (4º e 5º anos).

O resultado do Ideb aferido na EMEF foi de 6.2, superando em um ponto a média nacional e em meio ponto a média estadual, para o mesmo grau de escolaridade avaliado. Também, o resultado mostra uma progressão, sendo que em 2011 era de 5.7; com o resultado de 2013, Saudades já superou a meta estabelecida pelo MEC para 2017, que é de 6.1. Nos 17 municípios que integram a Amerios, Saudades está entre os 4 melhores índices.

De acordo com a Secretária de Educação, Zeli Stein, este é resultado de um trabalho qualificado dos professores, juntamente com toda a equipe pedagógica, “que vem ano a ano se aperfeiçoando, através de formações continuadas”, pontua.

Zeli explica ainda que no município, os questionários foram aplicados pela própria coordenação do Inep, o que garante total lisura no processo de aferição. “Essa melhoria deve continuar e aumentar na próxima avaliação, em função das ações desenvolvidas pelo Programa Primeiros Passos”, acredita, já que o Programa Primeiros Passos foi lançado em outubro.

A diretora da EMEF, Claudete Jahnel, destaca que este resultado é fruto de um trabalho integrado, feito de forma conjunta com os professores, demais profissionais e alunos, o que possibilita um diagnóstico de todo o conjunto. “A EMEF passou a ser uma equipe, que trabalha pelo crescimento coletivo da escola. E essa nota do Ideb é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirma.

Claudete destacou também o apoio pedagógico recebido através da Secretaria da Educação do Município.

Para Eliamar Corradi, Diretora da Educação, o índice de Saudades, no Ideb, foi extremamente positivo, uma vez que superou as expectativas e também as metas estabelecidas. “Vamos continuar trabalhando para aumentar ainda mais o índice do município”, resumiu.

O prefeito Daniel Kothe explica que o resultado do Ideb é um reflexo da melhoria na educação em todo o país. Porém, o empenho dos governos estaduais e municipais é essencial para que os índices estabelecidos sejam alcançados.

“O índice que nossa escola municipal alcançou foi muito acima da média e isso demonstra que quando a gente faz o nosso papel como governantes, quando cada equipe cuida do seu trabalho, quando os governos federais, estaduais e municipais fazem a sua parte e investem os recursos na educação, nós vamos colher excelentes e bons frutos. Essa nota é consequência de muito trabalho, esforço, planejamento e organização de cada um dos professores e profissionais envolvidos, numa batalha concentrada em melhorar a educação do nosso Vale da Hospitalidade e contribuir também para a melhoria do país”, conclui Kothe.