CFR de Saudades recebe jovens participantes do V Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira

Entre os dias 13 a 20 de setembro, um grupo de nove jovens rurais de diferentes localidades do país conhecerá a realidade rural do oeste catarinense. Eles foram recebidos pela Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do País (Arcafar/Sul), referência em educação do campo na região Sul.

Os alunos estarão visitando as Casas Familiares Rurais dos municípios de Caibi, Iporã do Oeste, Saudades e Xaxim, através do V Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Na CFR do Vale da Hospitalidade, estiveram participando da visita os alunos Anderson Francklin de Jesus, do Movimento de Organização Comunitária (MOC) da Bahia e Lediany Schunck Ferrarini, do Movimento de Promoção Educacional do Espírito Santo (MEPES).

De acordo com o Diretor da Casa Familiar Rural de Saudades, Alison Ivonei Hoss, o intercâmbio é feito através do Instituto Souza Cruz. “Desde a segunda-feira, eles estão acompanhando os trabalhos dos alunos na casa, conhecendo um pouco das atividades e da rotina”, aponta.

No período de uma semana, os intercambistas participarão de atividades culturais, visitas técnicas a agroindústrias e propriedades rurais para o aprendizado de inovações agrícolas e passeios turísticos, entre outras ações. “Os participantes também pernoitarão nas casas de agricultores familiares, tendo um contato mais próximo com o dia a dia da região”, afirma Alison. No retorno para seus estados de origem, poderão adaptar esses conhecimentos às suas realidades.

O V Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira está proporcionando a 50 jovens do campo a oportunidade de conhecer diferentes realidades rurais. Sete estados e seis organizações não-governamentais que investem em projetos de Educação do Campo apoiam a ação. A iniciativa, dividida em cinco etapas, segue até seis de dezembro. Os estados participantes são: Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Na terça-feira (16), Alisson esteve com os jovens intercambistas visitando a prefeitura de Saudades, onde foram recebidos pelo prefeito Daniel Kothe. O encerramento da atividade acontece neste sábado, no município de Xaxim.