Programa Pró-bezerras é implantado em Saudades

Na última semana, doze produtores de Saudades estiveram participando do lançamento do Programa Pró-bezerras, implantado no município. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Agricultura com empresas privadas do ramo de nutrição animal e insumos pecuários.

Além dos produtores saudadenses, estiveram presentes o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, Diretor de Agricultura Alexandre Schuh, Técnico em Agropecuária Jones Mohr e especialistas em nutrição animal das empresas parceiras.

De acordo com o Secretário Jacinto, esse programa visa à transferência de conhecimentos, não tendo custos para a municipalidade e os agricultores. “O objetivo principal é levar as informações e auxiliar os agricultores a desenvolverem direito a bezerra, que será uma futura vaca da propriedade”, aponta.

De acordo com o secretário, se a bezerra não for bem alimentada, dificilmente chegará a todo o potencial produtivo na fase adulta. “O foco está nos cuidados no nascimento do animal, no aleitamento, no controle rigoroso da dieta, que é feito principalmente à base de feno e de ração e também o controle sanitário”, completa.

Através de visita mensal, será feito o acompanhamento do desenvolvimento dos animais monitorados pelo programa, onde se fará a pesagem e comparação através dos parâmetros de cada raça. “A princípio são doze famílias, mas o programa é aberto a todos que tiverem interesse”, lembra Jacinto.

Para mais informações, os interessados podem procurar diretamente a Secretaria da Agricultura de Saudades. “Vai ser feito um trabalho de campo, com o acompanhamento de veterinários das empresas parceiras. Este é o objetivo, criar bezerras com qualidade para ter futuramente uma novilha com todo o potencial produtivo”, conclui o Secretário.