Vias urbanas do município de Saudades receberão pavimentação e drenagem

Na noite de quarta-feira (24), foram realizadas na Câmara Municipal de Vereadores de Saudades, duas importantes audiências públicas.

A primeira, que teve início às 19 horas, discutiu a pavimentação da Rua Quintino Bocaiúva; a segunda, que teve início às 20 horas, tratou sobre a drenagem e pavimentação na Rua Padre Antônio Vieira.

Além dos moradores interessados, estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), o Secretário de Administração Rogério Antônio Sehnem, os vereadores Everson Jandrei Weber, Eliseu Kreutz e Osmundo Schuh e também arquiteto da prefeitura Mircon Kreling.

Quintino Bocaiúva: alternativa para o desvio de tráfego

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, com o asfaltamento da Rua Quintino Bocaiúva, cerca de 90 propriedades serão beneficiadas, no decorrer da via, além de muitas outras situadas nas ruas transversais.

O trecho asfaltado está compreendido entre a Avenida Brasil/SC-160 até a Rua Marcílio Dias. A área asfaltada, sobre o calçamento existente, terá 13.433 m².

Para a execução da obra, foram repassados, através do Governo Federal, R$ 245.850,00 em emenda parlamentar, tendo contrapartida estimada de R$ 102.859,54, totalizando R$ 348.709,54 em investimentos.

Conforme o Secretário de Administração, Rogério Sehnem, serão feitas drenagens em pontos onde é necessário, para facilitar o escoamento da água. Além disso, toda a via receberá pintura, sinalização, faixas elevadas de pedestres, além de outras melhorias.

As calçadas serão feitas pelos moradores, conforme discutido na reunião, já que as mesmas são uma exigência do Ministério das Cidades, para a execução da melhoria na via. Já os canteiros centrais serão revitalizados, permanecendo no local por questões de segurança e urbanismo. A prefeitura auxiliará com serviços de detonação e colocará máquinas à disposição, para a realização das obras.

“A pavimentação deste trecho vai desviar grande parte do fluxo que hoje se concentra na Avenida Brasil, facilitando a questão da mobilidade no centro e também melhorando a via para todos os moradores no entorno da mesma, que a utilizam diariamente”, afirma o prefeito Daniel.

Padre Antônio Vieira: drenagem para escoamento da água era reivindicação antiga

Já na Rua Padre Antônio Vieira, o trecho que receberá melhorias está compreendido entre a Avenida Brasil e Rua Avelino Klein. O trecho totaliza 1.605, 70 m².

Conforme explica o Secretário Rogério, esta obra terá, além de pavimentação asfáltica sobre o calçamento existente, a drenagem das águas pluviais, uma reivindicação antiga dos moradores do local. “Essa drenagem resolverá o problema das águas que escorrem n a via e que muitas vezes já alagou algumas residências”, frisa o prefeito.

Para tanto, além da tubulação já existente, será colocada uma nova malha, que captará a água, levando até uma tubulação maior. Serão colocados, para tanto, 285 tubos com 1 metro de diâmetro. “Isso vai suprir a vazão das águas daquele local, evitando que a mesma corra sobre a via, alagando as casas”, acrescenta o secretário Rogério.

Nesta rua, serão feitos investimentos de cerca de R$ 259.774,57 onde R$ 245.850,00 são repasses do Governo Federal, através de emenda parlamentar, e R$ 13.924,57 são contrapartida dos moradores.

Também nesta rua, a prefeitura fará o trabalho de detonação e auxiliará com máquinas, além de ser acordado com os moradores a implantação de calçadas padronizadas, atendendo a exigência do Ministério das Cidades, para a execução da obra.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), explica que os moradores de ambas as ruas beneficiadas contribuem com as contrapartidas, através do imposto conhecido como contribuição de melhorias. “Este é um tributo previsto na Constituição Federal, que dá direito a todos os entes federados [União, Estados e Municípios] cobrarem, sobre a valorização que o imóvel terá, a melhoria realizada”, afirma.

Sadan esclarece ainda que a cobrança não é feita sobre a obra em si, mas “sobre o que o proprietário agregará de valor sobre a propriedade”, conclui.