EMEF representará Saudades e a 9ª regional da Epagri na capital do Estado

Anualmente, a EMEF Saudades desenvolve um projeto em nível de escola, envolvendo todos os alunos, professores e funcionários. Em 2014, os alunos das quatro turmas do 4º ano do ensino fundamental, tiveram como tema “Água” e, a partir deste, desenvolveram o “Projeto água: pequenas mãos, grandes atitudes”.

Em seguida, convidados pela extensionista da Epagri, Valquiria Müller Kloh, o projeto foi inscrito no Prêmio Epagri Escola Ecologia – Márcia Mortari 2011-2016, tendo como objetivo premiar as escolas, como incentivo na ampliação do trabalho de Educação Ambiental, visando à construção de sociedades sustentáveis em parceria com instituições públicas e privadas e com a sociedade civil. A partir disso, o projeto passou a ser “Água – Cuidar para não faltar”.

A avaliação dos projetos ocorreu em âmbito regional e por Unidade de Gestão Técnica (UGT) da Epagri (ao todo são 10 UGTs em Santa Catarina).  Saudades pertence à UGT 9, da qual fazem parte a região de São Miguel do Oeste e a região de Palmitos.

A EMEF Saudades teve seu projeto escolhido e, nos dias 02 e 03 de dezembro, representará o município de Saudades e também a 9ª UGT da Epagri, na Capital do Estado na entrega da premiação.

A entrega do prêmio terá a apresentação dos 10 projetos ganhadores (1 projeto por UGT). Cada Escola será representada por 10 pessoas (entre alunos, professores e autoridades locais). Os alunos receberão a viagem, hospedagem e alimentação e vários passeios ecológicos, históricos e de laser em Florianópolis. A Escola receberá vários jogos educativos e uma oficina para as professoras, com as instruções de como trabalhar as disciplinas com os mesmos.

O projeto de vencedor teve início no mês de março, contando com a colaboração da administração municipal, Secretaria de Educação, Epagri, Samae, Cidipa, Vigilância Sanitária, pais, funcionários da Escola, PCH Barra Escondida, famílias dos agricultores das comunidades das Linhas Coxilha e Jaboticaba e da química Claudia Both. Estão diretamente envolvidos na realização do projeto todos os alunos do 4º ano, sendo um total de 80 alunos.

“Foram várias as etapas desenvolvidas. O projeto surgiu pela necessidade de se conscientizar os alunos e a população quanto à necessidade de não desperdiçar um recurso natural imprescindível para a subsistência de todos os seres vivos, bem como, pela sua utilidade em vários segmentos de produção”, destaca a diretora da EMEF, Claudete Jahnel.

O tema Água é trabalhado de forma interdisciplinar de modo a proporcionar ao educando informações e conhecimentos em todas as áreas, da matemática à ciência, do português à arte, através da realização de várias atividades em cada disciplina e em consonância com o tema do projeto.

“Alunos do quarto ano, professoras, direção da escola, Secretaria da Educação e Administração Municipal estão de parabéns pelo projeto desenvolvido. Com dedicação, entusiasmo, valorização de metodologias participativas envolvendo diversos atores sociais, com arte-educação e linguagem lúdica, desenvolvendo no aluno o sentimento de pertencimento ao território e favorecendo o exercício da cidadania”, frisou a extensionista Valquiria Muller Kloh.