Associação Comunitária dos Bombeiros de Saudades será implantada dia 30 de maio

Com a participação do comando da corporação do Corpo de Bombeiros de Chapecó Major Balsan e do comando da unidade de Pinhalzinho Sargento Dall Agnol e de representantes de praticamente todos os segmentos da sociedade, foi realizado na noite de terça-feira (20-05),  mais uma reunião preparatória para a criação da Associação dos Bombeiros Comunitários de Saudades. Desta vez o maior objetivo da reunião, foi a elaboração de uma chapa a ser homologada pela Assembléia que será realizada dia 30 de maio, às 19:30 horas no Clube XV de Novembro.

Para o Prefeito Vilson Warmling, a criação de uma unidade dos bombeiros no município além de ser uma necessidade é um anseio antigo da comunidade, destacando as diversas tratativas junto aos poder público Estadual com o objetivo da criação de uma unidade no município. Para o prefeito, o município está caminhando no sentido certo, o 1° passo é a criação da Associação, com o comprometimento e a participação da comunidade,  fato este que será consumado no próximo dia 30. O 2° passo, o município inclusive já se antecipou com a criação da lei e a cobrança do Funrebom ( Fundo de reequipamento do Corpo de Bombeiros) e a 3ª parte é a participação  do Governo do Estado na efetivação da unidade.

O Major Balsan ressaltou que os bombeiros vão muito além do que simplesmente apagar fogo ou atendimento em acidentes, tem toda uma parte preventiva,  treinamentos, orientações e fiscalização e que deve ser muito bem divulgadas.  Com relação a edificação de um prédio para abrigar a corporação o Major informou das dificuldades que o Governo do Estado tem na liberação de recursos para esta natureza e que o município e a comunidade deveriam agilizar uma edificação. Mesmo assim o Major destacou que “ Devemos  caminhar com os pés no chão, pensar também em um local digno e adequado para a instalação, para que não ocorra fatos semelhantes a outros municípios, onde o provisório se tornou definitivo sem as mínimas ou precárias  condições de trabalho” destacando que o serviço de bombeiro é uma atividade contínua de  24 horas por dia.

Com relação a bombeiros voluntários, o Major destacou que estes não têm competência de fiscalização, mas são de suma importância no auxilio aos bombeiros, e tão logo seja oficializada a Associação será aberto um edital para treinamento e capacitação, onde voluntários da comunidade receberão aulas teóricas e praticas na preservação da vida que é a principal missão dos bombeiros, concluiu o Major.

Com referencia a Chapa à  concorrer na Assembléia, esta foi formada por representantes de entidades e associações constituídas no município, mais a participação do poder público, ressaltando porém que existe a  possibilidade de a comunidade organizar-se e formular  mais uma chapa, a vencedora será  eleita e empossada dia 30 de maio, durante a Assembléia de Fundação da Associação dos Bombeiros Comunitários de Saudades.