Curso orientou gestantes sobre cuidados e a prevenção da saúde dos filhos

Curso para gestantes

A chegada de um bebê sempre é um acontecimento aguardado com muita alegria e apreensão, tanto para as mães de primeira viagem quanto para aquelas que já tiveram a experiência de ser mãe e que se igualam nas preocupações e nas alegrias diante da maternidade.Para que este momento seja aguardado com muito amor e carinho, a Secretaria Municipal da Saúde realizou na quarta-feira (28-05) o XIV Curso para gestantes. O curso teve por objetivo repassar para as mães os cuidados e a prevenção da saúde, desde os cuidados com a gravidez, como o pré-natal, exercícios físicos durante a gravidez,  nutrição da gestante, tipos de parto, cuidados pós-parto da mãe e do bebê, calendário vacinal, aleitamento materno, audição e linguagem do bebê.Participaram como palestrantes do curso a fisioterapeuta Édina Stertz, fonodióloga Juliana T Rüdiger, nutricionista Emanueli Jung e as enfermeiras Fabiane Lach, Liamara Hoffmann e Marilu do Amaral.   Além das 43 gestantes,  o curso também contou com a participação dos agentes comunitários de saúdePara o Prefeito Vilson Warmling, que participou da abertura do evento, o curso é de fundamental importância, tanto para a  saúde da mãe, quanto para o bebê. Além dos cuidados normais da gestação, são necessários outros procedimentos que visam preparar a criança para uma vida digna, com saúde, educação, moradia e para que estas não venham a constar nas estatísticas no município e do pais com mortalidade infantil antes de um ano de vida.