Seminário Municipal da Agricultura

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, aconteceu em Saudades o Seminário Municipal da Agricultura, tendo como tema principal o Sistema Único de Atenção Sanitária Agropecuária – SUASA.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a Casa Familiar Rural de Saudades, tendo como palestrantes Jurandi Gugel, Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina, e Gelson Marchioro, Engenheiro Agrônomo da APACO. Jurandi Gugel teve como tema de sua palestra “O funcionamento do programa SUASA”. Por sua vez, Gelson Marchioro falou aos participantes do seminário sobre “O consórcio Regional da Inspeção Sanitária”.

De acordo com Jurandi Gugel, de modo geral, as leis de fiscalização sanitária são equivocadas. Atualmente, um produto que tenha apenas inspeção municipal não pode ser vendido fora dos limites do município, e aqueles com inspeção estadual não podem ser comercializados em outros estados. Assim, o objetivo do programa SUASA é possibilitar a comercialização de produtos de origem animal além das fronteiras, uma vez que tenham sofrido alguma fiscalização e estejam de acordo com as exigências sanitárias.

Ao final das palestras, o Secretário Municipal da Agricultura Flávio Hübner encaminhou um debate sobre os assuntos apresentados pelos palestrantes. O Evento contou também com a presença do prefeito Antônio Ulsenheimer, vice-prefeito Edgar Stein, Secretário da Administração Daniel Kothe, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Darcilo Stein, representantes da Amerios, Epagri, agricultores e representantes dos municípios vizinhos ao município de Saudades.