Casa Familiar Rural de Saudades realiza aula inaugural

Na segunda-feira, dia 16 de março, tendo como local o Clube XV de Novembro, a Casa Familiar Rural de Saudades realizou a aula inaugural do curso Técnico em Zootecnia, em nível de Ensino Médio. As aulas tiveram início no dia 16 de fevereiro, com um total de 21 alunos. A modalidade de ensino continua sendo a Pedagogia da Alternância, porém, a alternância passou a constitui-se de uma semana na propriedade e outra na Casa Familiar, totalizando 20 alternâncias por ano, durante um período de 04 anos.

O evento realizado no dia 16 teve como objetivo apresentar à comunidade e autoridades o projeto de formação em nível profissionalizante, uma vez que, a partir de 2010, a Casa Familiar não mais atuará no Ensino Fundamental. Além disso, o palestrante Milton Silvestro abordou o tema “Agricultura familiar e sucessão familiar”. Segundo o palestrante, a agricultura está passando por um processo de transformação, onde a propriedade passe a ser vista como uma empresa agrícola e deve ser gerenciada como tal.

Outro enfoque abordado por Silvestro diz respeito à importância da agricultura familiar na produção de alimentos e a preocupação com a sucessão hereditária das propriedades. De acordo com dados apresentados por Milton Silvestro, um grande número de propriedades, que trabalham em regime familiar, deixarão de existir, uma vez que não há mais jovens nas famílias com interesse em permanecer no campo. Os fatores que contribuem para esse fenômeno são os mais variados, mas o principal é a falta de oportunidade do jovem do interior, em relação ao jovem da cidade. E caso as autoridades não criem políticas de incentivo, a fim de atender esse público, em poucos anos 30% das aproximadamente 85.000 propriedades familiares da região extremo-oeste se extinguirão.

Para o prefeito Antônio, o curso profissionalizante em Técnico em Zootecnia só foi possível graças ao esforço coletivo da Casa Familiar, Administração Municipal e secretarias da Educação e Agricultura. O objetivo principal na formação dos jovens que frequentam a Casa Familiar é fazer com que estes jovens, depois de formados, retornem para suas propriedades, a fim de implantar novas técnicas de cultivo e produção e, consequentemente, tenham mais qualidade de vida com suas famílias.

Participaram da aula inaugural o prefeito municipal de Saudades, Antônio Ulsenheimer; o vice-prefeito, Edgar Stein; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Saudades, Darcilo Stein; o secretário regional de Maravilha, Antônio Galina; o presidente da CFR de Saudades, Sadi Bau; o secretário municipal da agricultura Flávio Hübner; o secretário municipal da educação, Élcio Bamberg; o coordenador regional da ARCAFAR Sul, José Luiz Lorenzini; a supervisora da Educação Básica e Profissional da Gerência Regional de Ensino, Dirce Muller; Milton Silvestro, do CEPAF, palestrante do evento; a diretora geral do CEJA de Maravilha, Ivanete Stefens, representantes da EPAGRI, CIDASC e Microbacias; presidente da ACIS de Saudades, Elói Hoss; secretários da educação e agricultura de Cunha Porá e Nova Erechim; diretor da EMEF, Darci Rauber; diretora da EEB Rodrigues Alves, Ilaine Schnorr; representante da Cooper Itaipu; Altair ; presidente da Cresol, Romeu Both; assessor de deputado Alécio Janke; presidente do Sintraf de Saudades, Cléo Hönn; a diretora da Indústria e Comércio de Saudades, Auliane Hackenhaar; alunos da Casa Familiar Rural de Saudades e EEB Rodrigues Alves; monitores, professores e público em geral.