XVII Rodeio Crioulo Interestadual de Saudades é sucesso absoluto

XVII Rodeio Crioulo Interestadual de Saudades é sucesso

Realizado no último final de semana, o XVII Rodeio Crioulo Interestadual de Saudades foi um sucesso absoluto. Os tradicionalistas começaram a chegar já na sexta-feira, dia 20, sendo que abertura oficial do evento foi realizada no sábado, com a presença do Governador do Estado de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira, Prefeito Municipal Antônio Ulsenheimer e Primeira Dama Ivone, Vice-Prefeito Edgar Stein e Segunda Dama Sônia, deputado Federal Celso Maldaner, deputados estaduais Dirceu Dresch e Herneus de Nadal, vereadores, autoridades locais e regionais e tradicionalistas de Saudades e de toda a região.

As competições iniciaram no sábado pela manhã, com todas as categorias de Tiro de Laço, prosseguindo no sábado à tarde e domingo durante todo o dia. A grande atração deste ano foi a gineteada em ovelhas, realizada por peões mirins, e a prova da ordenha campeira, a qual requer muita coragem dos participantes, que enfrentem vacas extremamente bravas. Esta prova teve como campeã uma dupla de Chapecó, sendo que a dupla de Saudades ficou em segundo lugar.

Outra competição que também atrai grande público é a disputa do Tiro de Laço por equipes, com 45 equipes participantes. Este ano sagrou-se campeã a equipe de Santiago do Sul – SC, que em três rodas fechou 12 armadas das 15 possíveis. A equipe de Saudades ficou em oitavo lugar. Porém, a surpresa maior esteve reservada para a última competição do rodeio, chamada Braço de Ouro. Dessa disputa participam todos os laçadores que fecharam três armadas individualmente ao longo da competição em equipes.

Ao todo, foram aproximadamente 20 laçadores classificados. Dentre eles estava o peão Alex Schuh, do município de Saudades. Após 06 rodadas, restaram apenas dois laçadores: Alex Schuh e o campeão nacional Daniel Giacomelli, da cidade de Chapecó. Passadas mais 05 rodadas sem que houvesse erros, os dois finalistas dividiram o prêmio e declararam a competição empatada. Para fins de demonstração, foi realizada mais uma rodada de laçadas. Daniel Giacomelli laçou sem os freios no animal e Alex Schuh, sendo destro, laçou com a mão canhota. Para delírio do público presente, ambos os laçadores mais uma vez fecharam armada, proporcionando um verdadeiro espetáculo e mostrando habilidade com o laço e na montaria.

Segundo os organizadores, no domingo à tarde, estiveram presentes no evento aproximadamente 3.000 pessoas, o que demonstra o amor e a valorização pela tradição gaúcha, resgatada também pelo CTG Galpão da Amizade de Saudades.