Ceraçá e Eletrossul prestam esclarecimentos sobre o programa Luz para Todos ao vereadores de Saudades

Por solicitação dos vereadores, na última sessão da Câmara Municipal de Saudades, realizada no dia 27 de abril, representantes das empresas Cooperativa de Eletrificação Ceraçá e Eletrossul estivem presentes para prestar esclarecimentos sobre o andamento do programa “Luz para Todos”, do Governo Federal.

Inicialmente, o presidente da Ceraçá, José Samuel Thiesen, fez uso da palavra e situou a Ceraçá no contexto da eletrificação rural, sendo ela uma parceira do governo federal na realização do programa “Luz para Todos”. Segundo Thiesen, logo que o programa surgiu, a Ceraçá atendeu prontamente e desenvolveu um bom trabalho com um primeiro e, posteriormente um segundo grupo de residências eletrificadas.

Em seguida, João Carlos Bilibio, Gestor Administrativo do “Luz para Todos” na Ceraça, efetuou uma apresentação dos dados mais específicos do programa em nível de abrangência da cooperativa. De acordo com Bilibio, para que o programa aconteça é necessário que haja a demanda, ou seja, é preciso que as pessoas se inscrevam, desde que atendam aos seguintes requisitos: residam no meio rural; na tenham energia elétrica e, em sua propriedade exista uma moradia habitável.

A partir disso elabora-se um projeto técnico, que é encaminhado para a Eletrobrás, para ser aprovado e posteriormente executado. Nos municípios de abrangência da Ceraçá, num primeiro contrato, foram eletrificados 240 domicílios. Este contrato está totalmente pago pelo Governo Federal. Num segundo contrato foram atendidos mais 156 domicílios, todos já devidamente instalados, dependendo apenas da liberação dos recursos do Governo Federal. Atualmente, existe um terceiro contrato, para a instalação de luz em mais 165 residências. O projeto já foi elaborando, faltando apenas a liberação para que a Ceraçá possa iniciar a instalação da energia elétrica nas residências.

Para finalizar, o coordenador do Comitê Gestor Estadual/ LPT, Jesus Antônio da Silva, falou aos presentes na sessão sobre o programa Luz para Todos, com destaque para Santa Catarina, sendo que o programa foi uma iniciativa do Governo Federal, no ano de 2003. Segundo levantamentos, em Santa Catarina, no ano de 2000, aproximadamente 18.000 residências rurais não possuíam luz elétrica. Atualmente, cerca de 40.000 residências já foram atendidas pelo programa, totalizando 189 milhões de reais investidos. Na abrangência da Ceraçá, no primeiro contrato foi pago o valor de R$ 817.000,00 reais, com uma previsão de mais 880.000,00 a serem pagos no segundo e terceiro contrato.

Após as explanações, os vereadores efetuaram algumas perguntas aos representantes das empresas Ceraçá e Eletrossul, que por sua vez responderam a todas as indagações. No final, o presidente da Câmara de Vereadores, Darcilo Stein, agradeceu a disponibilidade e a presença das empresas para esclarecimentos.