Vereadores de Saudades abrem espaço e recebem a visita do prefeito e vice de Pinhalzinho

Na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Saudades, realizada na segunda-feira, dia 18, os vereadores receberem a visita do prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, e seu vice, Ladir Cassol. O objetivo do encontro entre os mandatários pinhalenses e o Legislativo Saudadense foi prestar esclarecimentos e possibilitar que os vereadores tirassem suas dúvidas sobre a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária – CIDIR – para a construção da usina de asfalto.

Segundo o prefeito Fabiano, a câmaras de vereadores de Pinhalzinho, Sul Brasil e Águas Frias já aprovaram a inclusão destes municípios no consórcio. Neste caso, faltariam os municípios de Saudades, Nova Erechim e Serra Alta concretizarem sua participação. Ainda, de acordo com o prefeito, o Governo Federal passou a priorizar os projetos regionais, ou seja, o governo está preocupado com os problemas das regiões, e não apenas com aquilo que acontece nos municípios de forma isolada. Assim, objetivo da criação de consórcio entre os municípios é proporcionar o desenvolvimento dos seis municípios que comporão o referido consórcio.

O custo total dos investimentos com a construção da usina de asfalto será de aproximadamente dois milhões de reais. O prefeito de Pinhalzinho explicou que o consórcio já tem disponibilizados 700 mil reais, através de Emenda Parlamentar do deputado federal Cláudio Vignatt (recursos já liberados), além de 250 mil reais do deputado Décio Lima e mais 250 mil do senador Raimundo Colombo, o que somaria 1 (um) milhão e 200 mil reais. Assim, o custo aproximado para cada município para a construção da usina seria de 150 mil reais. A sede do CIDIR será em Pinhalzinho, devido à localização centralizada deste em relação aos outros municípios.

Ao fazer uso da palavra, o vice-prefeito de Pinhalzinho, Ladir Cassol, demonstrou sua convicção positiva em relação ao sucesso do consórcio e quanto à viabilidade da usina de asfalto. Segundo ele, a pavimentação asfáltica, tanto na cidade quanto no interior, será possível de ser realizada com um custo muito inferior ao custo vigente no mercado, sem contar que a qualidade do asfalto produzido é ótima, sendo a usina uma das mais modernas atualmente.

No final de suas explanações, Fabiano e Cassol ficaram à disposição, respondendo a todos os questionamentos realizados pelos vereadores de Saudades. Não havendo mais perguntas, o presidente da Câmara de Vereadores, Darcilo Stein, agradeceu a disponibilidade do prefeito e vice, Fabiano da Luz e Ladir Cassol, em participar da sessão.