Vigilância Sanitária de Saudades promove “1º Treinamento para profissionais da construção civil do município”

Vigilância Sanitária de Saudades promove “1º Treinamento para profissionais da construção civil do município” 

            Na noite desta terça-feira, dia 01, a Administração Municipal de Saudades, através do setor de Vigilância Sanitária, encerrou o 1º Treinamento para profissionais da construção civil do município de Saudades (pedreiros, chefes de obras, construtores e serventes). A última etapa, de uma série de três, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, com o tema Vigilância Sanitária – palestrado pela Vigilância Sanitária de Pinhalzinho.

            As outras duas etapas do curso foram realizadas no mês de agosto, com a seguinte programação:

            18/ 08, das 19h00 às 22h00 – Saúde do trabalhador – palestras proferidas pela enfermeira do trabalho, Marilú Kohls do Amaral, e pelo Dr. Ricardo Andreski Moita, médico do trabalho.

            26/ 08, das 19h00 às 22h00 – Sistemas de tratamento de resíduos individuais – (fossas) – COOPERHAF – Chapecó. Essa etapa do treinamento abordou a questão do saneamento básico e a utilização dos recursos naturais, enfocado pela engenheira civil Rosana Graffitte. Entre outros assuntos, Rosana frisou a importância da água, deste recurso natural tão ameaçado por ações humanas; a correta destinação de resíduos residenciais; a necessidade de nossas ações e atitudes serem repensadas e mudadas; de fazermos parte da mudança, a necessidade de exigirmos mudança, preservando, protegendo e mantendo um mundo equilibrado para nós e as futuras gerações.

O objetivo deste treinamento foi proporcionar aos profissionais da construção civil adquirir novos conhecimentos, a fim de que possam repassar estas informações a seus clientes, com o intuito de melhorias nos sistemas de tratamento de esgoto residencial.

O encerramento do treinamento contou com a presença do prefeito, Antônio Ulsenheimer; da secretária da Saúde, Vera Neumann; fiscal da Vigilância Sanitária de Saudades, Varnise kipper; palestrante Sirlei Rambo, responsável pela Vigilância Sanitária de Pinhalzinho; e profissionais da construção civil de Saudades.