Entidades da agricultura familiar comemoram prêmio internacional em Chapecó

Autoridades Municipais, Estaduais e Federais, além de dirigentes sindicais e cooperativistas dos três Estados do Sul estiveram reunidos nesta quinta-feira (15) para comemorar o Prêmio Mundial Habitat 2008/2009, conquistado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf). O evento aconteceu a partir das 18 horas, no Salão da Igreja Matriz, em Chapecó – Santa Catarina (SC).

O projeto “Caprichando a Morada” é desenvolvido pela Cooperhaf, em conjunto com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), com o Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol Central SC/RS) e sindicatos dos trabalhadores da agricultura familiar de todo o Brasil. O prêmio conquistado pelo projeto de habitação rural foi entregue no último dia 5 de outubro, em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), pela Fundação Construção e Habitação Social (Building and Social Housing Foundation), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua 24ª edição, o prêmio é destinado a projetos e práticas que ofereçam soluções inovadoras para o enfrentamento da problemática habitacional no mundo. Anualmente, uma entidade do Hemisfério Sul e outra do Hemisfério Norte são premiadas, já que são realidades distintas em torno da habitação social.

Através do “Caprichando a Morada”, a Cooperhaf já construiu e reformou cerca de 20 mil moradias e outras 17 mil estão em andamento em 12 estados brasileiros. Em Santa Catarina, cerca de nove mil famílias de agricultores já foram beneficiadas; outras nove mil famílias no Rio Grande do Sul e, ainda, outras seis mil famílias de agricultores foram contemplados no Paraná. O Projeto prevê: a construção, reforma ou ampliação de moradias no meio rural; a formação e capacitação dos agricultores, através de cursos e materiais que abordam os princípios básicos da construção habitacional; a organização da agricultura familiar; o cooperativismo e associativismo; a organização e cuidados de hortas e pomares, com o objetivo de melhorar o acesso a uma alimentação mais balanceada e de qualidade, entre outros aspectos.

Conforme descreve o presidente da Cooperhaf, Celso Ludwig, o Projeto se apresenta como uma possibilidade de inclusão àqueles que historicamente ficaram em segundo plano nas políticas públicas habitacionais no país. “Existem milhares de famílias de agricultores em comunidades rurais do Brasil, que carecem de atenção e inclusão social. O Projeto indica que o caminho para a solução deste problema está na organização, articulação e participação. Só assim, cada vez mais mulheres e homens poderão se sentir mais felizes em suas moradas e os jovens poderão ter melhores perspectivas de vida”, argumenta.

Participaram do evento o prefeito de Saudades Antônio Ulsenheimer, secretário da Administração Daniel Kothe, a coordenadora estadual da Cooperhaf em Santa Catarina Liane Vitali Kothe, o assessor de habitação Alécio Jahnke, a assistente social Giley Veiga, secretário municipal da agricultura Flávio Hübner e o vereador Nestor Hickmann.