Iniciam as atividades do Programa Segundo Tempo em Saudades

Programa Segundo Tempo

O Segundo Tempo é um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, foi criado pela medida Provisória 103, de 1º de janeiro de 2003. Tem como missão “formular e implementar políticas públicas inclusivas e de afirmação do esporte e do lazer como direitos sociais dos cidadãos, colaborando para o desenvolvimento nacional e humano”.

O programa tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais, e tem os seguintes objetivos:

1. Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social;

2. Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;

3. Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade.

O Programa oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Em Saudades, o Programa Segundo Tempo atenderá 120 crianças e Adolescentes com idades entre 06 e 17 anos, sob orientação de professores e estagiários, totalizando 07   profissionais à disposição do programa. São responsáveis pelo projeto de Saudades o diretor de Esportes Alfeu Schuh e a professora Adriana Lang.

São oferecidas aos alunos diversas modalidades coletivas, como futebol, futsal, handebol, e  vôlei; e modalidades individuais, como atletismo, tênis de mesa, xadrez e dança.

A carga horária das atividades será distribuída nos turnos da manhã e/ou tarde, no contra-turno escolar de cada aluno, que terá acesso garantido a 2 horas diárias de atividade durante, no mínimo, três vezes por semana.  Para garantir a qualidade do trabalho realizado com os alunos, os alunos receberão também reforço alimentar durante as atividades, considerando-se a base de cálculo para distribuição dos lanches: 120 alunos, três vezes por semana, quatro semanas por mês.

8. Recreio nas Férias

Como forma de oferecer às crianças e adolescentes do Programa Segundo Tempo a prática de atividades de esporte, recreação, lazer e cultura também no período das férias escolares de janeiro e de julho acontecerá o “Recreio nas Férias”.  O projeto acontece em uma semana concentrada de atividades, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte, com apoio do Governo Federal, Eletrosul, Besc e Banco do Brasil, com a parceria da Prefeitura Municipal de Saudades.

Nesta segunda-feira (25, foram iniciadas as atividades do "Recreio nas Férias", que, assim como o Programa Segundo Tempo, acontecerá no Distrito de Juvêncio.