Iniciam trabalhos de dedetização nas repartições públicas do município

A Administração Municipal de Saudades iniciou um trabalho para dedetizar as repartições públicas municipais, com o objetivo de eliminar baratas, aranhas, ratos e morcegos, evitando a proliferação de zoonoses ou a transmissão de doenças por vetores.

O que são zoonoses?

São doenças naturalmente transmissíveis entre animais e seres humanos. Dentre as zoonoses de relevante importância à Saúde Pública, incidentes em áreas urbanas, destacam-se: raiva, leptospirose, tuberculose, brucelose, toxoplasmose, teníase e cisticercose.

O que são doenças transmitidas por vetores?

São doenças que, para serem transmitidas ao homem, dependem de um animal invertebrado que transfere de forma ativa um agente etiológico de uma fonte de infecção a um novo susceptível. As principais doenças transmitidas por vetores são: dengue, febre amarela, malária, leishmaniose e doença de Chagas.

Baratas:

As baratas domésticas são responsáveis pela veiculação de várias doenças, principalmente gastroenterites, carreando vários agentes patógenos através de seu corpo, patas e fezes, pelos locais por onde passam (são por isso consideradas vetores mecânicos).

* Como prevenir:

As medidas preventivas baseiam-se no controle ambiental. Deve-se interferir nas condições de abrigo e alimento.

– Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas, e todo tipo de material que adentre ao ambiente e possa estar servindo de transporte ou abrigo as baratas e suas crias;

– Limpar o local total e cuidadosamente e todos os pertences nele inclusos (fornos, armários, despensas, eletrodomésticos, coifas, sob pias), onde quer que possa acumular gordura e restos alimentares;

– Acondicionar o lixo em sacos plásticos e dentro de latas apropriadamente fechadas e limpas;

– Vedar frestas, rachaduras e vãos que possam servir de abrigo;

– Colocar telas, grelhas, ralos do tipo “abre-fecha”, sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses insetos através de ralos e encanamentos.

Ratos:

Os ratos são conhecidos especialmente pelo risco à saúde, são portadores de variadas doenças transmissíveis ao homem, como a leptospirose, o hantavírus e a peste bubônica, além de ser hospedeiro para outras doenças, como a toxoplasmose.

Leptospirose:

A leptospirose é enfermidade endêmica, bastante comum em épocas de chuvas. É uma doença causada por bactéria, a LEPTOSPIRA ssp, afetando a maior parte dos animais, inclusive o homem. É transmitida através da urina, água e alimentos contaminados pelo microorganismo, pela penetração da pele lesada, e pela ingestão. O cão e outros animais, como por exemplo rato, bovino e animais silvestres também podem contrair a doença e transmiti-la.

A doença é causada principalmente pela urina que os ratos e os camundongos deixam, de preferência próximo a lugares onde encontram algo para comer: restos de comida de cachorros, lixo, ossos, etc. Um cão que logo pela manhã, no quintal ou no jardim, focinha o rastro de um rato e lambe um pouco da urina do roedor é, na maioria dos casos, condenado.

Prevenção nos humanos:

– Evitar contato com águas de enchente, ou utilizar proteção como botas de borrachas em locais alagados;

– Proibir pessoas de nadarem ou lavarem roupas em águas suspeitas de
contaminação;

– Combater roedores, proteger alimentos e água de consumo;

– Não utilizar água de poço inundado;

– Prevenção em locais de grupos de risco: operários que atuam em limpeza de esgoto, córregos, e demais áreas sujeitas a contaminação, como lavouras irrigadas (arroz), através do uso de botas e luvas;

– Lavar e desinfetar a caixa de água, assim como observar a perfeita vedação da
mesma.

Morcegos:

Os morcegos são mamíferos possuidores de corpo coberto de pêlos e que nutrem seus filhotes no início de seu desenvolvimento por leite secretado pelas glândulas mamárias das fêmeas. São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo, propiciada pela membrana que une 4 dos 5 dedos do membro anterior, formando a asa.

Os morcegos ocorrem em quase todo o planeta. São em geral pequenos, na grande maioria não excedendo 100 gramas de peso. Apresentam hábitos crepusculares e noturnos e parte significativa das espécies orienta-se pela ecolocalização, emitindo sons de alta freqüência, inaudíveis ao homem, que ao esbarrar em algum objeto, retornam sob a forma de eco.

Nem todos os morcegos têm raiva. Como qualquer outro mamífero, os morcegos podem contrair raiva, entretanto, a presença de vírus nas populações de morcegos tem uma taxa muito pequena. A melhor prevenção contra a raiva é não tocar em um animal selvagem doente ou machucado, pois ele provavelmente vai morder para se autodefender. Um morcego caído no chão, assim como qualquer outro animal silvestre prostrado é sinal de que deve estar doente.

O método mais eficiente para evitar a permanência dos morcegos no telhado é a vedação dos acessos, preferencialmente utilizando tela de arame. Não se esqueça de verificar telhas soltas ou quebradas. Repelir os morcegos não é método fácil, portanto você deve evitar a sua entrada.

O uso da passarinheira no beiral do telhado impede a entrada de morcegos, assim como de pássaros ou grandes insetos. O uso simultâneo de várias telhas Cristal é uma precaução a mais, uma vez que os morcegos fogem da luz solar.

Para que ocorra um resultado efetivo com a dedetização, é importante que os moradores próximos aos estabelecimentos públicos também providenciem o controle em suas residências, pois os animais podem fugir dos locais dedetizados para locais próximos, aumentando sua incidência nestes locais.