Administração inicia elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Esta semana, a Administração Municipal de Saudades deu início à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. As atividades iniciaram com a visita dos técnicos contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – SDS -, na manhã desta segunda-feira (22), os quais estiveram reunidos com o Secretário da Administração, Daniel Kothe, diretor da Indústria e Comércio e Serviços Urbanos, Darci Franz, a responsável pela Vigilância Sanitária do município, Varnise Kipper, e a diretora de Planejamento, Berenice Müller.

A primeira parte do projeto consiste em realizar um diagnóstico da realidade em relação à água, ao lixo, esgoto e águas pluviais. Assim, na oportunidade que os técnicos estiveram em Saudades aproveitou-se o momento para visitar os poços dos quais é retirada a água consumida pelos munícipes saudadenses e o destino do lixo e esgoto sanitário, que são atualmente as grandes preocupações da atual Administração.

Nos próximos dias, a Administração Municipal de Saudades realizará audiências públicas na cidade e interior do município, buscando alternativas e sugestões para a solução dos problemas relacionados ao Saneamento Básico do Município de Saudades, levando em consideração os seguintes critérios:

1. Pensar o tema Saneamento Básico para Saudades a curto, médio e longo prazo;
  2. Crescimento da cidade e população do município;
  3. Água consumida e lixo e esgoto sanitário produzidos.

Para o Secretário da Administração, Daniel Kothe, a participação da comunidade das Audiências Públicas será de suma importância. “As decisões precisam ser tomadas e comunidade tem sua parcela de contribuição. Nossa administração é participativa e a opinião de todos é muito importante para que possamos escolher o que for melhor para a comunidade saudadense”.