Psicóloga realiza trabalhos com grupo de Alcoólicos Anônimos e Idosos

Psicóloga realiza trabalhos com grupo de Alcoólicos Anônimos e Idosos 

     Na noite de quarta-feira (17), a psicóloga Franciele Fávero, da Secretaria Municipal da Assistência Social, participou do encontro do grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) de Saudades, com o objetivo de apresentar o seu trabalho e as atividades a serem realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, além de motivar os participantes a continuarem no grupo e na luta contra a dependência pelo álcool.

            Na quinta-feira (18), Franciele participou do encontro do grupo de idosos da sede, com o mesmo objetivo: incentivar o grupo de idosos, falando sobre quatro pontos que se destacam para estimular e incentivá-los:

1- A perspectiva de futuro (os desafios)2- O afeto (é o reconhecimento)3- O poder (é o prestígio)4- A participação (é a realização).

            Além destes, também foram abordados outros aspectos em relação à auto-estima das pessoas da terceira idade:

Diferença entre idoso sedentário e idoso ativo da terceira idade:

“Sedentário”: envelhecimento acelerado; estresse; depressão; imobilidade motora; fadiga; fraqueza; autopiedade; ações e reações negativas; alterações sociais; um peso para a família.

“Ativo”: bem-estar físico; domínio corporal; ampliação da mobilidade; cura contra depressão; respiração saudável; vitalidade; autoconfiança; ações e reações positivas; ansiedade e tensão reduzidas; evita ser um peso para a família; é um vencedor.

Enfim, um dos aspectos de grande relevância a ser transmito ao grupo de AA e aos Idosos, é que participar da sua própria vida e da vida de outras pessoas, de forma que haja conforto carinho e amor entre os seres humanos, é uma necessidade.