Administração Municipal de Saudades se reúne com o coordenador da FUNASA – SC

A FUNASA, órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento. As ações de inclusão social, por meio da saúde, são realizadas com a prevenção e controle de doenças e agravos ocasionados pela falta ou inadequação nas condições de saneamento básico em áreas de interesse especial, como assentamentos, remanescentes de quilombos e reservas extrativistas.

Na área de Engenharia de Saúde Pública, a FUNASA detém a mais antiga e contínua experiência em ações de saneamento no país e atua com base em indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e sociais, prestando apoio técnico e/ou financeiro no combate, controle e redução da mortalidade infantil e da incidência de doenças de veiculação hídrica ou causadas pela falta de saneamento básico e ambiental.

Os investimentos visam intervir no meio ambiente, na infra-estrutura dos municípios de até 30 mil habitantes, prioritariamente, e nas condições de vida de populações vulneráveis.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Engenharia de Saúde Pública

A estreita relação entre as condições ambientais, os problemas sanitários e o perfil epidemiológico das doenças e agravos integra definitivamente as ações de saneamento da FUNASA ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando à prevenção de doenças. Nessa área, a Funasa está implementando o programa Saneamento para Promoção da Saúde, que tem por meta, em quatro anos, beneficiar 60% dos municípios brasileiros com, aproximadamente, 35 milhões de pessoas.

Entre as ações a serem desenvolvidas para a prevenção de doenças e controle de agravos gestão a construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além da implantação de melhorias sanitárias domiciliares.

Assim, na terça-feira, dia 16, a Administração Municipal de Saudades esteve reunida com o Senhor Marcos Fernandes, coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA – em Santa Catarina, para tratar sobre diversos temas de interesse da municipalidade.

Entre outros assuntos, Marcos Fernandes falou sobre a linha de trabalho da entidade, os recursos disponíveis e o que o município precisa fazer para conseguir acessar esses recursos, sendo que a principal ferramenta é a elaboração de bons projetos técnicos na área de saneamento básico, no que se refere ao tratamento de esgoto e distribuição de água. Atualmente, não existe nenhum registro ou levantamento da situação dos sistemas de água e  esgoto, ou projeto elaborado, o que impossibilita o município de Saudades de acessar qualquer tipo de recurso.

De acordo com a Administração Municipal, as medidas foram tomadas e o primeiro projeto técnico já começa a ser elaborado. Afinal, o município de Saudades cresce muito a cada ano, o que implica em uma série de investimentos na área de saneamento básico, sem contar que a canalização de água e o esgotamento existente na cidade estão precários e sem nenhum planejamento. É preciso adequar o que existe e cuidar para que os próximos investimentos em saneamento sejam feitos a partir de projetos técnicos.