Administração Municipal de Saudades implanta a Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao trabalhador uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

A prática de Ginástica Laboral combate e previne as Lesões por Esforço Repetido – LER e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho – DORT. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador.

Outro resultado importante da Ginástica Laboral é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológica e social são beneficiadas.

Existem dois tipos de Ginástica Laboral: a Preparatória e a Compensatória.

A Ginástica Preparatória é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões. Geralmente tem duração de 5 a 10 minutos.

A Ginástica Compensatória é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às máquinas, mesas do escritório e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.

Para coordenar as atividades da Ginástica Laboral, a Administração Municipal de Saudades contratou um profissional que atende a todos os departamentos da prefeitura, realizando exercícios semanalmente. De acordo com o prefeito Antonio Ulsenheimer, a Ginástica Laboral é um direito dos trabalhadores, principalmente daqueles que ocupam funções, ou desenvolvem trabalhos em que há pouca ou excesso de ações motoras, que poderão desencadear problemas de saúde no futuro. Além disso, empresas públicas e privadas estão preocupadas com a saúde dos trabalhadores e estão adotando estão importante ferramenta de motivação e prevenção.