QT Rural forma 17 famílias em Saudades

No mundo inteiro a atividade agropecuária se profissionaliza em níveis nunca vistos. Diante desse cenário, é necessário adotar uma nova forma de administração do negócio agrícola, em que a propriedade passe a ser vista como uma empresa rural.

O desafio é produzir mais e melhor com menos custos, respeitando o meio ambiente e oferecendo, aos clientes e consumidores, produtos de qualidade a preços competitivos.

Com esse objetivo, a Cooperitaipu, em parceria com o Sebrae, Aurora, Sescoop e Senar, oferece aos empresários rurais associados a capacitação necessária para atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente e disputado.

Através do programa Qualidade Total Rural – QT Rural – busca-se criar uma nova visão e uma nova ação por parte dos produtores rurais, que queiram permanecer na atividade e viver da renda dos negócios rurais.

O programa QT Rural mostra aos produtores rurais que é necessário assumir a função de empresários, atuando profissionalmente na prática da agricultura sustentada e na cadeia dos agronegócios (aquisição e distribuição de insumos, produção, beneficiamento e distribuição ao mercado consumidor). Além disso, O QT Rural permite aos empresários rurais entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade, no gerenciamento dos negócios.

Enfim, O programa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a renda das pessoas que trabalham na empresa rural, utilizando o gerenciamento ou gestão da atividade. Os objetivos específicos são:

·        Aumentar a produtividade e a rentabilidade da empresa rural;

·        Prozir com qualidade;

·        Reduzir os custos e dar ênfase às atividades de maior valor agregado, ou maior retorno ao capital empregado;

·        Melhorar o ambiente de trabalho.

Na quinta-feira, dia 26, na sede da AERC em Saudades, foi realizado o encerramento com formatura de mais turma de 17 famílias no programa QT Rural. Estiveram presentes no encerramento o prefeito de Saudades, Antonio Ulsenheimer e o vice-prefeito Edgar Stein.