Cavalgada da Integração 2010 reúne mais de uma centena cavaleiros

Cavalgada da Integração 2010 reúne mais de uma centena de cavaleiros

 

     Na sexta-feira (24) e no sábado (25) aconteceu a Cavalgada da Integração 2010, reunindo  mais de 100 cavaleiros dos CTGs Galpão da Amizade, Porteira do Pinhal, Herança Nativa, Espora de Ouro, Pouso dos Tropeiros  e Amigo da Querência. A cavalgada teve início na Hidrelétrica MAUÊ, em Flor do Sertão, passando por Iraceminha, Cunha Porá, Cunhataí até Saudades, onde aconteceu o encerramento.

 

     De acordo com o patrão do CTG Galpão da Amizade de Saudades, o objetivo principal da cavalgada é resgatar e relembrar as dificuldades que enfrentaram os colonizadores da região Sul do Brasil, principalmente o Oeste catarinense, período em que a principal, senão única, locomoção era o cavalo. Além disso, a Cavalgada marca também as comemorações alusivas à Semana Farroupilha, uma homenagem à Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul, ainda no período imperial.

 

     Este ano, a Cavalgada da Integração teve também o objetivo de conscientizar a juventude em relação ao consumo de drogas, principalmente o Crack, um dos maiores problemas sociais da atualidade. Neste sentido, os movimentos tradicionalistas são uma opção de lazer e resgate da cultura, visando à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes.