Movimento das Mulheres Camponesas de Saudades realiza encontro de formação

Na quinta-feira, dia 21, o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) de Saudades realizou mais um encontro de formação na comunidade da Linha Tigres, tendo como local o salão comunitário e propriedade de José e Lúcia Kunzler, onde está localizado o horto de plantas medicinais.

De acordo com a presidente do Movimento, Elci Hübner, o encontro serviu como troca de experiências entre as participantes do horto de plantas medicinais da comunidade da Linha Santa Catarina (participam deste grupo mulheres das linhas Santo Antão, Araçazinho, Alto Maipu e Santa Catarina) e as participantes do horto medicinal da Linha Tigres (deste grupo participam mulheres das linhas Tigres, Coxilha, Fátima, Taipas, Santo Afonso, Alto Solteiro, Solteiro, Jabuticaba, Jacutinga e da sede).

O tema principal do encontro foi “Preparação de pratos alternativos – comidas saudáveis”, além de um estudo de plantas medicinais e suas propriedades para a produção de pomadas e xaropes, tendo a presença da Senhora Rosalina, integrante da coordenação estadual do MMC. O estudo realizado no dia 21 culminará numa prática, a ser realizada no dia 30 de novembro. As integrantes dos grupos aproveitaram também o momento para levarem mudas de chás, uma vez que o horto de plantas medicinais da Linha Tigres possui mais de 100 variedades.

Na oportunidade, a Administração Municipal de Saudades, através da Secretaria Municipal da Agricultura, assinou um convênio com Movimento de Mulheres Camponesas, através do qual repassará ao grupo a quantia de 200m² de tela para cerca, em termo de seção de uso.

De acordo com o prefeito municipal, Antonio Ulsenheimer, que também visitou o horto, o manejo correto de plantas medicinais é uma forma de tratar diversas doenças, uma vez que servem para produção de chás naturais, o que evita o consumo de medicamentos e, por consequência, proporciona uma vida mais saudável. Assim, o trabalho realizado pelo Movimento de Mulheres Camponeses merece a atenção do poder público municipal e deve ser insentivado, uma vez que melhorará a qualidade de vida da população saudadense.

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito, Edgar Stein; o secretário da Agricultura, Flávio Hübner; a secretária da Saúde, Vera Neumann; o assessor geral de Planejamento, Daniel Kothe e o facilitador do Projeto Microbacia 2, eng. agrônomo Jorge Zanata.