Conselho da Agricultura se reúne para avaliar os programas da secretaria

No dia 05 de novembro, sexta-feira, aconteceu a reunião do Conselho Municipal da Agricultura, a qual contou com a participação dos conselheiros de todas as comunidades. Na oportunidade, foi feita a avaliação dos programas existentes para os agricultores.

De acordo com o secretário da Agricultura, Flávio Hübner, pode-se dizer que foi unanimidade entre os conselheiros que todos os programas existentes são importantes. Além disso, também por unanimidade, ficou definido o programa do Bônus do Leite como sendo aquele em primeiro lugar, seguido por horas máquinas e inseminação artificial.

Com a participação do conselho, foram levantadas sugestões para 2011, sendo elas entregues ao prefeito municipal, Antonio Ulsenheimer, sendo elas:

– continuar todos os programas;

– priorizar a atividade leiteira;

– licitar horas máquinas;

– fomentar grupos nas comunidades;

– buscar maior porcentagem no orçamento municipal;

– promover a educação no campo;

– ter mais técnicos;

– disponibilizar cursos profissionalizantes;

– ampliar o repasse de máquinas às comunidades;

– viabilizar análise de água;

– ampliar o programa “frango caipira”;

– criar um programa para silagem, entre outros.

Após almoço, o médico veterinário Ivan Ulsenheimer, da CIDASC, esclareceu o que é o COMUSA (Conselho Municipal de Saúde Animal), que ficou composto pelo próprio Conselho da Agricultura. Em seguido aconteceu uma palestra com o africano Green Brix, o qual contou a realidade do continente africano, fazendo os presentes refletir o quanto somos privilegiados como país e acesso a programas.

A Secretaria da Agricultura, ao cumprir o compromisso de ouvir os conselheiros, seguindo suas diretrizes, tem a certeza de estar no caminho certo e continuará a defender os interesses do agricultor saudadenses.