VII Encontro Municipal em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher reúne mulheres de todo o município em um grade evento

A Administração Municipal de Saudades e do Movimento de Mulheres Camponesas de Saudades realizaram no sábado, dia 05 de março, na Linha Santo Afonso, o VIII Encontro Municipal em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O dia Internacional da Mulher é comemorado em homenagem a aproximadamente 130 mulheres, operárias de uma fábrica de tecidos, da cidade norteamericana de Nova Iorque, queimadas vivas no dia 8 de março de 1857, quando lutavam por seus direitos.

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões, cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Em Saudades, o evento também fez parte das comemorações alusivas ao Cinquentenário de Emancipação Político-Administrativa e 80 anos de colonização do município, contando com a presença do prefeito municipal, Sr.Antonio Ulsenheimer, e sua esposa Sra. Ivone Ulsenheimer; vice-refeito, Sr. Edgar Jerônimo Stein, e sua esposa Sônia Stein; vereadores, secretários e diretores da Administração, pároco Geraldo Tecchio e um número expressivo de mulheres, homens e crianças.

O evento foi marcado por dois momentos muito importantes: primeiro, foram homenageadas as pioneiras do Movimento de Mulheres Camponesas do município, que receberam uma medalha, pela sua dedicação e coragem em iniciarem o movimento; em seguida, aconteceu uma palestra que teve como tema “Orientação Previdenciária”, proferida pela Senhora Janes Scussiato, Coordenadora da Previdência de Chapecó.

Para encerrar as atividades, foi servido um coquetel aos presentes.