Tem início em Saudades o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192

Em uma grande festa organizada pela Administração Municipal de Saudades, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, na segunda-feira, dia 21, tiveram início as atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 – em Saudades.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 – foi criado em 2003, tendo como objetivo prestar socorro à população em casos de urgência ou emergências, por 24 horas, diminuindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro imediato.

Saudades foi contemplado pelo governo federal com uma ambulância no valor de R$ 109.000,00 para o funcionamento de uma Unidade de Suporte Básico. O atendimento SAMU será através do telefone 192, regulado pela Unidade de Suporte Avançada – USA –, de Chapecó. Chapecó possui uma Unidade de Suporte Avançada, com médico, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas. Saudades, que é de Suporte Básico, tem sua equipe composta por técnicos de enfermagem e motoristas socorristas. Para a contratação dos trabalhadores no SAMU de Saudades, foi realizado um teste e os mesmos foram habilitados por um treinamento no SENAT, em Chapecó.

Na oportunidade, também foi entregue à Secretaria da Saúde um veículo Voyage, 0 km, adquirido com recursos próprios da municipalidade, do Fundo Municipal da Saúde (Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica), o valor de R$ 43.900,00 (quarenta e três mil e novecentos reais).

Em seu pronunciamento, o prefeito Antonio Ulsenheimer destacou o empenho da Administração e da Secretaria para atender cada vez melhor à população saudadense. “Adquirimos mais um veículo 0 km para a Secretaria da Saúde, dando condições de transporte digno àquelas pessoas que necessitam tratamento de saúde fora do município”, salientou o prefeito.  Além disso, Antonio Ulsenheimer agradeceu também ao deputado federal Celso Maldaner, que intermediou o processo para que Saudades fosse contemplado com a ambulância, tornando-se referência regional no atendimento de urgência.