Lideranças políticas se reúnem na AGU buscando solução para demarcações de terras indígenas nos municípios de Saudades e Cunha Porã

Na terça-feira, dia 10, aconteceu em Brasília – DF – um importante encontro com o advogado-geral da União, ministro Luiz Inácio Lucena Adams, com a presença de lideranças políticas federais, estaduais e municipais, além de representantes do DPD, da Fetaesc e Fetraf. O objetivo do encontro foi levar ao ministro a proposta de permuta, ou seja, a aquisição de uma área semelhante para os indígenas, deixando os agricultores em suas propriedades.

A reunião com a AGU foi sugerida pelo presidente do Senado José Sarney ao deputado federal Celso Maldaner. O coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Edinho Bez, solicitou o encontro em nome dos parlamentares de Santa Catarina.

No início da audiência, o advogado do Movimento em Defesa da Propriedade e Dignidade – DPD -, Leocir Roque Dacroce, fez uma breve explanação sobre a situação que envolve os municípios de Saudades e Cunha Porá. Em seguida, relatou ao ministro que a proposta já foi discutida com líderes indígenas, inclusive com a disponibilidade de áreas de interesse dos próprios indígenas.

Em sua fala, o ministro Luiz Inácio Lucena Adams disse que vai trabalhar para "encontrar uma solução que contemple agricultores e indígenas". Para tanto, Adams se comprometeu a levar a proposta ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e ao presidente da Funai, Márcio Meira.

Para o prefeito Antonio Ulsenheimer, que esteve na audiência acompanhado pelo presidente do DPD, Leonel Tidre, e a prefeita de Cunha Porá, Luzia Vacarin, há esperança de que o processo de permuta de fato aconteça. “O ministro Luiz Inácio Lucena Adams mostrou que esse é o caminho para que a situação da demarcação da área indígena de fato aconteça. Não há motivos para não acontecer este acordo. Afinal, ambas as partes seriam beneficiadas. Além disso, este tipo de acordo já aconteceu e foi bem sucedido”, destacou o prefeito.