Produtor saudadense colhe batata doce de 27 kilos

Produtor saudadense colhe batata doce de 27 kilos

 

     Esta semana, o agricultor saudadense José Olíbio Jung, que reside e trabalha com sua família na Linha Taipas, na chácara do prefeito Antonio Ulsenheimer, foi surpreendido quando colhia batata doce na sua plantação. O que era para ser uma plantação normal de batata doce acabou se tornando algo inusitado, talvez até inexplicável. Afinal, não é todo dia que alguém colhe uma batata doce que pesa 27 kg.

 

     De acordo com informações do Portal São Francisco, a batata-doce pode ser cultivada em qualquer parte do país, mas prefere os climas em que as temperaturas são mais elevadas, pois, além de não tolerar geadas, seu desenvolvimento vegetativo e produtividade são prejudicados em temperaturas menores que 10 ºC. Por isso, em regiões sujeitas às geadas, não deve ser plantada em época que a fase de crescimento coincida com o período frio.

 

      Quanto mais tempo a batata-doce permanecer no solo maior a possibilidade de ocorrer ataque de pragas e doenças. Dessa forma, por volta do 4º mês a planta estaciona o seu crescimento vegetativo e começa a amarelar (110 a 120 dias). Portanto, pode-se iniciar a colheita. Para saber se as raízes estão maduras, faz-se um corte na batata recém-colhida; se a raiz cicatriza e seca rapidamente, é sinal que está madura; caso o látex continue saindo, é sinal que ainda está "verde".

 

     Para a comercialização, existe uma classificação segundo o tamanho e as condições gerais do tubérculo. No Brasil, não existe uma norma oficial para classificação, mas as normas extraoficiais utilizadas nos principais mercados consumidores são muito exigentes. A classificação da batata-doce utilizada nos principais mercados consumidores do Brasil é a seguinte: Tipo Extra A: 300 a 400 g; Tipo Extra: 200 a 300 g; Tipo Especial: 150 a 200 g e Diversos: 80 a 150 g.

 

     No site www.rankbrasil.com.br o registro da maior batata doce já colhida no Brasil é de 12.660 kg., no município de Macaé (RJ), menos que metade desta colhida em Saudades. Interessante.