Comunidade São José promove festa com homenagem aos pioneiros

Fazendo parta das festividades do Cinquentenário de Emancipação Político-administrativa do município de Saudades, a comunidade São José, da Linha Alto Solteiro, realizou no domingo (12) uma grande festa, reunindo centenas de pessoas.

Segundo o presidente da CEPE e morador da comunidade, vice-prefeito Edgar Jerônimo Stein, um dos momentos mais importantes do evento foi a entrega das medalhas em homenagem aos pioneiros da localidade, aquelas pessoas que, de fato, fizeram parte da história da Linha Alto Solteiro. Para contar essa história, foi montado e exposto um painel com imagens retratadas ao longo dos anos, ferramentas e utensílios utilizados na épcoa. Nelas, foi possível perceber o espírito desbravador e as dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores, em busca da sobrevivência.

“De acordo com os relatos dos moradores mais antigos, a vida era muito difícil. Produzia-se para sobreviver. Muitas vezes, as sobras de produção eram trocadas por outros mantimentos com os vizinhos. Não se conseguia dinheiro facilmente. Muitas vezes, grande parte da produção também se perdia, principalmente pela falta conservação, já que não existia energia elétrica. Com o tempo, tudo foi mudando e surgiu o comércio. A partir daí a vida foi se transformando”, relatou Edgar.

As festividades aconteceram durante todo dia, com a presença do prefeito Antonio Ulsenheimer, deputado estadual Dirceu Dresch, secretários, diretores e vereadores municipais, comunidade local e regional.