Encerrado em Saudades o projeto Tecendo os Fios Memórias, Cultura e Arte

O Departamento Municipal de Cultura de Saudades realizou na tarde desta quinta-feira (06) o encerramento do projeto Tecendo os Fios Memórias, Cultura e Arte. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, contando com a presença do prefeito de Saudades, Antonio Ulsenheimer; presidente da Câmara de Vereadores de Saudades, Nestor Hickmann; a coordenadora do projeto, Fernanda Ben; o diretor de filmagem e editor, Jone Schuster; a diretora de cultura de Pinhalzinho, Carmem Salvini; e a responsável pelo setor de Cultura e pelo projeto em Saudades, Adriana Lange.

Este projeto consistiu na valorização do griôs e mestres de tradição oral, sábios mantenedores do conhecimento dos antepassados, que compartilham saberes contando história, aconteceu nos municípios de Saudades, Pinhalzinho Modelo e Cunhataí. Além disso, teve como principal objetivo o resgate e preservação da memória material e imaterial dos mestres de tradição oral que vivem em Saudades, e municípios próximos, nas áreas de artesanato, história regional e música.

Na oportunidade, as pessoas entrevistadas tiveram a oportunidade de assistir às filmagens realizadas e as histórias contadas por todos. No final do evento, todos receberam um DVD com as filmagens, como sinal de gratidão e reconhecimento pela colaboração no projeo.