9ª Schweinefest: um evento que ficará na história de Saudades

Considerado o principal evento comemorativo ao Cinquentenário de Emancipação Político-administrativa e 80 anos de colonização do município, no sábado, 22 de outubro, foi realizado em Saudades a 9ª Schweinefest (Festa do Suíno), uma promoção da Comissão Executiva e Permanente de Eventos (CEPE), com apoio da Administração Municipal de Saudades e a colaboração de diversas entidades do município: ACCS Núcleo de Saudades, Associação de Acadêmicos, CTG Galpão da Amizade, Rotaract Club, Rotary Club, Casa da Amizade, Associação de Cantores (Coral), Grupo de Danças Alemãs Jugent Vorwartz, Grupo de Patinação “Os Brilhantes”, Associação Comercial e Empresarial de Saudades e Cunhataí (ACISC), Trilheiros Enrola Espia, No 12 Gaiola Club, Assepumu, Mulheres Voluntárias e Jeca Club.

A Schweinefest é também um dos maiores eventos de gastronomia de Saudades e região. Na edição 2011, foram 2.146 jantares, com o tradicional cardápio à base de carne suína. O início do jantar aconteceu às 19h e prosseguiu até às 22h. Na sequência, a atração mais esperada, o show com a dupla sertaneja Milionário e José Rico, emocionou a todos, com canções que atravessaram gerações e foram cantadas pelo público. Após o show, o evento seguiu com o baile animado pela banda Cheiro de Paixão.

Na avaliação do presidente da CEPE, Edgar Stein, 2011 ficará na história e na memória dos saudadenses. “No decorrer do ano, realizamos diversos eventos alusivos ao Cinquentenário do município, principalmente com as homenagens aos pioneiros. Para a Schweinefest, buscamos uma atração diferenciada, dentro das nossas condições, mas à altura e com a importância que esta data representa para todos nós. Realizamos um grande evento que ficará em nossa memória por muito tempo. Saudades está de parabéns”, destacou Edgar.

Já o prefeito Antonio Ulsenheimer enfatizou a importância da colaboração das entidades e o apoio dos patrocinadores na realização da 9ª Schweinefest. “Além da CEPE, o evento é promovido com a participação das entidades do município e patrocinado por diversas empresas e pelo Governo do Estado. Um agradecimento especial ao Governo do Estado de Santa Catarina, Grupo DASS, Sicoob, Ceraçá, Aurora, Cooper Itaipu, DRAY, GAMA, Eletrosul, Banco do Brasil, ACCS Núcleo de Saudades, Cooperhaf, Cresol, Assiral e MDF materiais de Construção. Isso tudo, somado à participação da população, é que garante o sucesso do evento”, finalizou.

A comissão organizadora estima que o público total do evento aproximou-se a 3.500 pessoas, com a presença de autoridades locais, regionais, estaduais e do cenário nacional, como os deputados estaduais Mauro de Nadal e Dirceu Dresch, o secretário adjunto de Estado da Agricultura Airton Spies e o deputado federal Pedro Uczai. A presidente Dilma Russeff e a ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, enviaram mensagem parabenizando o município de Saudades por seus 50 anos.