Em virtude da estiagem, Saudades decreta Situação Anormal

Na manhã desta terça-feira (27), a Administração Municipal de Saudades esteve reunida com a Comissão Municipal da Defesa Civil para avaliar a situação do município, em virtude da falta de chuva nas últimas semanas.

O prefeito Antonio Ulsenheimer fez a abertura da reunião explicando à comissão que no dia 26, no município de São Miguel da Boa Vista, aconteceu uma assembleia da Amerios, associação da qual fazem parte 17 municípios. O encontro teve como tema principal a estiagem, que assola a maioria dos municípios. Assim, na assembleia ficou acertado que todos os municípios decretarão Estado de Situação Anormal nos próximos dias.

Já o secretário da Agricultura, Flávio Antonio Hübner, avaliou a situação atual da safra, principalmente da cultura do milho. “Estima-se que há uma perda de aproximadamente 45% da safra. A expectativa era de uma das maiores colheitas de milho dos últimos anos. Porém, as perdas já são enormes. Além disso, na produção de leite também houve queda na produção, uma vez que as pastagens também foram afetadas pela falta de chuva”, destacou.

Após análise de todos os fatores, a Comissão Municipal da Defesa Civil concluiu que haveria a necessidade de o município decretar “Estado de Situação Anormal”, ou seja, emergência, a partir desta data.