Encontro entre DPD e Funai discute ações para agilizar compra de área de terra

Encontro entre DPD e Funai discute ações para agilizar compra de área de terra

 

     Na tarde desta segunda-feira (19), aconteceu em Saudades um encontro que reuniu representantes do Movimento de Defesa da Propriedade e Dignidade (DPD), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público, lideranças políticas locais e regionais, além de representantes de diversos segmentos da sociedade, envolvidos na questão indígena que envolve os municípios de Saudades e Cunha Porã.

 

    O encontro teve como objetivo propor encaminhamentos e ações que contribuam no processo de aquisição da área de 800 hectares, no município de Bandeirantes, extremo-oeste catarinense, para assentamento da comunidade indígena Guarani, que está reivindicando as terras do Araçá’i. Atualmente, os Guarani estão alojados no Toldo Chimbangue, da tribo Kaigang, no município de Chapecó.

     De acordo com informações, os trâmites legais para a aquisição da área de terra estão em processo avançado. Os recursos já estão garantidos, os contratos já elaborados, restando apenas a análise do setor jurídico do Estado de Santa Catarina para que a operação seja concretizada.

 

     Neste sentido, na reunião desta segunda-feira, ficou definido que, a partir de agora, o engajamento e envolvimento de todos (DPD, Funai, poder público e entidades) será indispensável para agilizar a compra da área e, posteriormente, o assentamento dos Guaranis. O encontro serviu também como contato entre as partes interessadas. Esta é uma etapa importante para a solução pacífica do caso. Embora a ação inicial continue,  a compra da área destenciona o processo, dando tranquilidade para o desfecho do processo jurídico.