Ação de limpeza do Rio Saudades resulta em três toneladas de lixo recolhido

Ação de limpeza do Rio Saudades resulta em três toneladas de lixo recolhido

 

     Em comemoração ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março, a Administração Municipal de Saudades, o SAMAE e a Assepumu realizaram na sexta-feira (23/03) a ação de limpeza do Rio Saudades. A saída das equipes aconteceu na praça central, às 14h, com a participação de servidores públicos municipais, alunos da EEB Rodrigues Alves, funcionários da Ceraçá e a comunidade saudadense.

 

     Ao todo, foram 03 equipes, aproximadamente 150 pessoas, que percorreram 5,5 km ao longo do rio, nas duas margens. O trecho esteve compreendido entre a ponte sobre o Rio Saudades, na Linha Solteiro, e a chácara da família Lauxen, na Linha Tigres.

 

     Alfeu Schuh, presidente da Assepumu e coordenador do evento, enfatizou a importância do ato como uma forma de conscientização. “Somente o ato de recolher o lixo não basta. É necessário reciclar nossos conceitos em relação ao meio ambiente e, de fato, tomar atitudes que ajudem a preservá-lo. Não podemos jogar o lixo em qualquer lugar. Se tivemos que recolhê-lo, significa que em algum momento ele jogado no meio ambiente”. 

 

     Já o prefeito Antonio Ulsenheimer aproveitou o momento para refletir sobre a estiagem e as consequências da falta de água. “A estiagem gerou uma série de problemas para todos. Esperamos que ela tenha servido como alerta e tenha criado em nós a consciência da preservação, principalmente dos rios, córregos, nascente de água e mananciais. Percebemos que muito pode e deve ser feito para que não acabemos por extinguir o pouco que ainda resta da natureza e, consequentemente, a água potável disponível para nosso consumo. Façamos cada um a sua parte”, destacou.