Secretaria da Saúde encerra primeiro grupo de Tabagismo

No último sábado, dia 16 de junho, a Secretaria Municipal da Saúde de Saudades realizou o encerramento do primeiro grupo do Programa de Controle ao tabagismo de Saudades. O evento aconteceu na sede da Assepumu e também próximo à Ponte da Integração.   O programa de controle do tabagismo, “Saudades com pulmões verdes”, foi desenvolvido por uma equipe, que trabalhou em conjunto com todos 03 grupos. Durante o andamento do Programa, aconteceram momentos em que as pessoas tiveram consultas individuais com médico, enfermeiro, e psicólogo; houve também encontros com trabalhos coletivos para o melhor desenvolvimento e obtenção dos resultados.

O Programa é do Ministério da Saúde, juntamente com o Instituto do Câncer (Inca), com o

apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Saudades. As atividades iniciaram com a participação

de 90 inscritos e encerrou com 45 pessoas que tiveram êxito e pararam de fumar. “Um grupo

vitorioso, com um percentual de 50% das pessoas que pararam de fumar e atingiram o seu objetivo.

Com certeza, esse grupo será exemplo para as demais pessoas que ainda fumam. Não é só o

ex-fumante que ganha, mas também sua família e a população", destacou o prefeito Antonio

Ulsenheimer.

Neste ato, cada ex-fumante plantou simbolicamente uma árvore para representar a sua conquista de deixar de fumar. Os participantes também foram presenteados com uma camiseta com o lema “Eu consegui! Saudades de Pulmões verdes!”. Para encerrar as atividades, foi servido um almoço a todos os presentes, sendo o encerramento deste grupo, que iniciou suas atividades em agosto de 2011.