Inaugurado em Saudades o novo prédio do Museu Público Municipal

Em ato realizado na segunda-feira (18/06), a Administração Municipal de Saudades-SC inaugurou o prédio que abrigará o “Museu Público Municipal Victorino Affonso Lenhardt”, de Saudades, construído junto à Secretaria Municipal da Educação.

As atividades do atual Museu Público Municipal Victorino Affonso Lenhardt iniciaram em 10/12/ 1991, com assinatura da Lei n.º 668/1991, do então prefeito Arno Affonso Schwendler, mas, já eram feitos registros desde 20 de junho 1990. Segundo livro de registros, denominado objetos históricos doados, foi recebida como primeira doação um ferro de passar roupas, doado na época pela Senhora Olinda Elisabeta Schwendler. Até a presente data, foram doados e registrados 399 objetos. Porém, como não havia acompanhamento direto ao museu, infelizmente nem todos os objetos mantiveram-se no arquivo.

Para construção do novo prédio, em 2009 foi adquirida a parte física do primeiro hotel de Saudades, de propriedade da família de Noélia Kreling e Adalberto, e Sidene Kist. Na mesma época, foi contratada a arquiteta e urbanista Suelen Cantelli Branco Miotto, do município de Itapiranga, que realizou o levantamento fotográfico e arquitetônico do antigo hotel, que faz parte da história de Saudades. Assim, o novo prédio do Museu foi construído como réplica do primeiro hotel.

Em seu pronunciamento, o secretário de Educação, Élcio Bamberg, destacou a importância da obra para a cultura do município de Saudades. “Na sociedade ocidental atual, o ritmo acelerado do trabalho urbano, somado à facilidade e rapidez dos meios de comunicação (criados pelos constantes avanços tecnológicos), colocam o homem comum frente a uma quantidade avassaladora de informações. Tais fatos criam para o homem contemporâneo quase a obrigação de consumir a informação de forma acrítica, sem maior cuidado seletivo, perdendo-se, portanto, uma das mais importantes funções da memória humana: a capacidade seletiva, que é o PODER de escolher aquilo que deve ser preservado como lembrança, daqueles fatos e vivências que podem ou devem ser descartados. A perda do exercício desse poder de seleção nas sociedades atuais constitui o fator fundamental para a formação do que os profissionais da informação chamam de sociedades do esquecimento. Assim, é fundamental termos um espaço adequado, que permita guardar um pouco da nossa história, como lembrança e agradecimento aos que nos antecederam”.

Antonio Ulsenheimer, prefeito municipal, agradeceu o empenho da Secretaria da Educação e do setor de Cultura para que o novo Museu se tornasse realidade, dentro do planejamento realizado. “Estava em nosso Plano de Governo a construção do novo prédio que abrigará o Museu. Graças ao empenho e dedicação da nossa equipe, conseguimos tornar realidade mais este projeto. Agora temos um local próprio e adequado para guardar e conservar tudo aquilo que nos faz lembrar e vivenciar o nosso passado e aqueles que contribuíram na construção do nosso município”, destacou.

No total, entre compra do hotel, desmanche, transporte, preparação da madeira e construção, foram investidos aproximadamente R$ 70 mil, recursos da municipalidade, através da Secretaria da Educação.