Daniel Kothe comemora conquistas obtidas durante viagem a Brasília

O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esteve participando entre os dias 28, 29 e 30 (segunda, terça e quarta-feira), da Marcha dos Prefeitos a Brasília 2013. A abertura do evento foi às 18 horas e contou com a presença de todos os ministros (exceto o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que se deslocou a Santa Maria em função da tragédia), além de mais de 5 mil prefeitos de todo o Brasil. A marcha reuniu mais de 17 mil pessoas.

O evento é uma maneira de aproximar o governo federal dos municípios. “Eu estive participando de conferências diversas, como o Brasil sem Miséria, com a Ministra Tereza Campello; das políticas de educação com o Ministro Aloísio Mercadante; das políticas sobre saúde com Alexandre Padilha. Também participei de conferências sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), com a Ministra Miriam Belchior, do Planejamento; com Agnaldo Ribeiro, Ministro das Cidades, que cuida de toda essa parte de mobilidade urbana e habitação”, explicou o prefeito.

Durante o encontro, houve ainda um debate, com o Ministro Aldo Rebello, sobre a questão das olimpíadas e da copa do mundo, ou seja, da questão do esporte para o desenvolvimento social. “O Ministro Gastão Vieira, do Turismo, também fez uma conferência em que a gente participou. O Ministro da Fazenda, Guido Mantega falou sobre os rumos e as perspectivas da economia brasileira, inclusive algumas perspectivas para os municípios, podendo reduzir custos principalmente com a questão trabalhista”, esclareceu o chefe do executivo de Saudadense.

Daniel teve ainda a oportunidade de participar de uma conferência com a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, além da Ministra Ideli Salvatti e Ministro Gilberto Carvalho. “Quero dizer para a comunidade saudadense que foi um grande encontro, temos muitas novidades, muitas coisas boas, e agora vamos organizar nossa equipe, principalmente a equipe de projetos, para poder acessar esses programas”, enfatizou.

Na área da educação, o Ministro Aloísio Mercadante, anunciou que estarão sendo disponibilizados aos municípios, ônibus para o transporte escolar. “São cerca de 10 mil ônibus, e vamos estar também nos credenciando para ter acesso a esse recurso, já que temos muitos alunos na área rural. Com o programa Caminhos da Escola, vamos poder atender as comunidade do interior”, frisou o prefeito. Foi feito pelo ministro também o anúncio de creches e escolas, entre outras áreas que o município pode se habilitar, para receber verbas. “O ministério vai estar disponibilizando recursos para construção de áreas cobertas para escolas que têm acima de cem alunos, então a gente vai  estar também se credenciando neste sentido”, afirmou.

No que diz respeito à agricultura, Daniel participou de uma conferência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, sendo que inclusive no anúncio da presidente Dilma foi destacado que os municípios com menos de 50 mil habitantes vão receber do MDA, do Governo Federal via cessão de uso, uma retroescavadeira e uma motoniveladora. “A expectativa é que até metade do ano nós recebamos a retroescavadeira e até novembro a motoniveladora”, salienta.

Daniel destaca que ao todo, o governo vai estar destinando aos municípios, mais de 4 mil máquinas de cada modalidade. “Só pra se ter uma ideia, a capacidade de produção nacional de motoniveladoras não chega a 4 mil por ano. Por isso da demora na entrega, porque não existe capacidade das próprias empresas em produzir e entregar esse maquinário”, aduziu.

Além dessas ações, foi confirmada ainda durante a viagem à Capital Federal a compra de uma escavadeira giratória e um rolo compactador. “Esses convênios já estão assinados, estarão disponíveis inclusive nos próximos dias para licitação”, explanou Daniel. Ainda conforme o prefeito, serão R$ 250 mil de repasses federais, mais contrapartida de R$ 70 mil da prefeitura para aquisição da motoniveladora, e de R$ 303 mil exclusivamente em recursos federais para o rolo compactador.“Nós queremos investir pesado no que diz respeito à reestruturação das estradas, cumprindo uma meta que a gente está nos colocando, inclusive uma meta de planejamento, de fazer um programa forte pra desenvolver o meio rural do nosso município de Saudades”, finalizou o prefeito Daniel Kothe.