Volta às aulas

Começou na quinta-feira (14), o ano letivo nas redes estadual e municipal de Saudades. A unificação do calendário escolar nas duas redes deu-se, entre outros fatores, pela unificação também na questão do transporte escolar.

Conforme explica a Secretária de Educação Zeli Vergues Stein, neste ano, Saudades terá na rede estadual e municipal cerca de 1900 alunos, ao todo. Na EMEF, são cerca de 500 estudantes; na Educação Infantil, são quase 400 crianças; e na rede estadual, o número de alunos chega quase a 1000.

A Secretária explica ainda que o quadro de professores já está completo. "Existem algumas exceções, como alguns que acabam desistindo de algumas horas, então a gente já chama outros professores, para garantir que estejam na sala de aula trabalhando com os alunos", explica Zeli.

Na Educação Infantil, neste ano, a Administração Municipal está garantindo ainda a presença de um agente educativo, que vai assessorar o professor na sua hora-atividade. "Já contratamos o agente que está lá para assumir a função com as crianças, para garantir que o professor consiga preparar bem sua aula e suas atividades com as crianças", frisou a Secretária.

Nesta semana, começaram a serem reunidos os conselhos municipais, como o Fundeb e o Conselho da Cultura, para consultá-los acerca da elaboração de metas para a educação neste ano.

A Secretária também aproveitou a oportunidade para informar que, quanto aos setores de cultura e esporte, está sendo feita uma análise dos procedimentos a serem adotados, como por exemplo, a admissão de profissionais para ministrarem as aulas. "Nós queremos analisar a forma como estes professores serão contratados", explana.

Zeli acredita que a contratação de professores para as áreas de cultura e esporte, será feita também através de um certame. "É um processo seletivo específico para a cultura e para o esporte. Então, desta forma, a gente vai contratar os profissionais que vão trabalhar nesta área", argumenta.

Neste sentido, a Secretaria da Educação pede a compreensão dos pais e dos interessados em participar de atividades esportivas e culturais, pois em fevereiro estará sendo feito um planejamento, sendo que no final do mês já estarão sendo aberta as inscrições para os interessados em participar dessas atividades culturais e esportivas.